Novo regimento da Editora UFPE entra em vigor

Documento passa a nortear a estrutura administrativa e a política editorial do órgão suplementar

Foi publicada na última terça-feira (20), no Boletim Oficial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Resolução nº 6/2021 do Conselho de Administração (Consad), que estabelece o novo regimento da Editora UFPE. O documento marca uma nova etapa da história institucional do órgão suplementar ao modernizar a sua estrutura administrativa interna e constituir um conselho editorial deliberativo, e não mais apenas consultivo.

“Nosso regimento anterior havia sido instituído há mais de 20 anos e não refletia aspectos da realidade atual do âmbito editorial universitário. Só para se ter uma ideia, ele regulava práticas editoriais que não contavam com o livro eletrônico como meio de publicação. Uma atualização substancial, além de necessária, era inadiável para podermos acompanhar as necessidades do nosso tempo”, explica o diretor da Editora, Diogo Fernandes.

O regimento atual estabelece um novo organograma administrativo. Uma das inovações é a criação do Conselho Gestor, que tem, entre outras funções, a tarefa de assessorar a Diretoria em questões administrativas, financeiras, organizacionais e de infraestrutura. Outra novidade é a constituição de três seções, editorial, de produção e qualidade, e de distribuição, com competências bem definidas de acordo com o papel que exercem em cada etapa da cadeia de confecção de livros. “A intenção é dar mais clareza e objetividade aos setores e modernizar a estrutura, que ainda contava com setores e ocupações que não condiziam mais com a realidade produtiva de nossa editora”, afirma o diretor.

Outro ponto marcante é a natureza deliberativa com que o Conselho Editorial, composto por professores da UFPE, deve atuar a fim de exercer papel propositivo na escolha dos títulos a serem publicados de acordo com um plano editorial anual. No marco regimental anterior, havia uma instância semelhante, a Comissão Editorial, também integrada por docentes, mas com perfil meramente consultivo. “Mais do que uma nova nomenclatura, trata-se de uma mudança de filosofia quanto à atuação dos professores da UFPE na definição de obras a serem publicadas. O intuito é que os docentes exerçam protagonismo no fomento de novas publicações para o crescimento, em especial, dos programas de pós-graduação e da bibliografia básica dos cursos de graduação da universidade”, esclarece o editor do órgão suplementar, Artur Ataíde.

No último dia 1º, foi constituído pela Reitoria um Conselho Editorial pro tempore, integrado por cinco docentes da UFPE, nos moldes do novo regimento, que naquela data ainda se encontrava em trâmite de aprovação. O objetivo do órgão temporário de deliberação é ajudar a editora nas decisões sobre a nova política editorial, que precisam ser discutidas com membros do corpo docente da universidade, em consonância com o novo formato regimental, até que os integrantes do Conselho Editorial definitivo sejam nomeados, podendo ocorrer até mesmo a recondução dos membros temporários. A primeira reunião do Conselho Editorial pro tempore será realizada amanhã (23), às 15 horas, de modo remoto.

NOVA PLATAFORMA – Como reflexo do novo momento que vive, a Editora UFPE iniciou o processo de implementação do sistema Open Monograph Press (OMP), software de código livre para a administração e publicação de livros. O OMP é semelhante à plataforma usada para a veiculação dos periódicos da UFPE, o Open Journal Systems (OJS), e por isso tem a vantagem de ser de fácil assimilação por parte da comunidade acadêmica. A implementação da ferramenta, que conta com o suporte técnico da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), dará maior organicidade e transparência aos procedimentos do dia a dia da editora. Um exemplo dos benefícios do OMP é permitir aos autores acompanhar em tempo real e remotamente todas as etapas do trâmite editorial desde a submissão do texto original, passando pela revisão e diagramação, até a publicação.

A equipe de servidores técnico-administrativos do órgão suplementar recebeu treinamento para operar a plataforma e já iniciou o processo de alimentação de dados. Em breve, será iniciada a fase de testes e aprimoramentos. A previsão é de que o sistema esteja acessível ao público no segundo semestre de 2021.

Data da última modificação: 22/04/2021, 16:55