Notícias Notícias

Voltar

Importância histórica e geográfica de 13 cidades nordestinas é tema do e-book da semana da Editora UFPE

Livro eletrônico pode ser baixado gratuitamente na nova plataforma de obras digitais do órgão suplementar

Salvador, São Luís, Recife, Olinda, Cachoeira, São Félix, Marechal Deodoro, Porto Seguro, João Pessoa, São Cristóvão, Icó, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro do Norte. Treze cidades do Nordeste com marcante significado para a Geografia Urbana Histórica da região são os objetos de abordagem do livro digital “As cidades históricas do Nordeste brasileiro”, a nova sugestão de download gratuito da campanha de incentivo à leitura da Editora UFPE, “E-books para todos”.

Organizado por Beatriz Maria Soares Pontes e Cláudio Jorge Moura de Castilho, a publicação reúne em 247 páginas textos de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras que ressaltam tópicos como capitais do período colonial, cidades com funções agrícolas para a exportação, urbes de conquista e povoamento, e localidades histórico-religiosas.

O primeiro capítulo da obra dedica-se à abordagem teórico-metodológica do processo de periodização, lembrando, principalmente, a construção do espaço urbano, vista sob a ótica de agentes externos e internos, de modo a perceber o papel das atividades econômicas, sociais, políticas e culturais. Nos quatro capítulos posteriores, os textos, assinados por historiadores, geógrafos e arquitetos, passam a versar sobre as 13 cidades nordestinas que compõem a publicação. Os autores ressaltam temáticas que contemplam fatores como evolução histórica dos espaços, aspectos culturais, estrutura urbana ao longo do tempo, meios de transporte e atividades comerciais e turísticas.

O livro eletrônico fará o leitor tomar contato com aspectos interessantes da evolução das cidades. Um exemplo é a incorporação dos “banhos salgados de mar”, hábito hoje corriqueiro no dia a dia da população recifense, subtópico do texto “As praias pedem passagem: prelúdio da produção do espaço praiano do Recife (1840-1950)”, assinado por Otávio Augusto Alves dos Santos. Segundo o autor, o banho de rio era prática mais antiga do que o de mar e lentamente perdeu espaço na preferência dos habitantes da capital pernambucana ao longo do século XIX: “dois fatores estão na raiz dessa mudança: a moda e os tratamentos de saúde, sendo este último, o mais determinante”.

A espacialidade do sagrado é outro enfoque na obra que permite o contato com fatores peculiares de formação de cidades nordestinas. No texto “As cidades histórico-religiosas do Nordeste”, Beatriz Maria Soares Pontes aborda dois municípios, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro do Norte, respectivamente localizados na Bahia e no Ceará, cujas origens estão associadas aos significados sacros das localidades, onde foram construídas edificações religiosas que atraem anualmente milhares de romeiros e turistas (em especial, o Santuário do Senhor Bom Jesus, na cidade baiana, e a estátua de Padre Cícero, na cearense).

MAIS OPÇÕES – A nova plataforma de livros digitais gratuitos da Editora UFPE continua a ser alimentada diariamente pela equipe do órgão suplementar e já disponibiliza aos internautas 340 títulos. Até o final do ano, a previsão é de que o acervo totalize cerca de 700 e-books.

Data da última modificação: 31/05/2021, 11:39