Editora UFPE vai publicar, em parceria com o IFRN, livro eletrônico coletivo sobre estratégias de educação durante a pandemia

Interessados em participar da publicação podem submeter textos originais até 10 de novembro

Um conjunto de reflexões e de experiências prático-pedagógicas que não apenas documente o momento atual de pandemia, mas que o converta em fonte de lições para o presente e o futuro da educação na região Nordeste, enfatizando, sobretudo, o papel dos professores e do ensino na superação de crises. Essa é a proposta de uma obra coletiva eletrônica a ser publicada, em parceria, pelas Editoras UFPE e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O projeto está em fase de recepção de textos até o dia 10 de novembro. Podem participar gratuitamente como autores do e-book professores atuantes em instituições dos três níveis do ensino público e pesquisadores que tenham aproximação com a temática. O edital e as demais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site da Editora UFPE.

Para compor o livro digital, serão aceitos dois gêneros textuais. Um deles é o relato reflexivo de experiência, que diz respeito a testemunhos do sucesso ou do insucesso de uma ou mais práticas pedagógicas, já conhecidas ou inovadoras, trazidas a efeito durante a pandemia, com uma análise teórico-reflexiva da experiência relatada, que busque projetar conclusões e aprendizados para além da situação vivida e situar premissas, estratégias, decisões e resultados nos termos do pensamento sobre a educação. Outra possibilidade é o ensaio acadêmico, que pode se dedicar à reflexão teórica, filosófica ou metodológica sobre quaisquer ideias, princípios e teorias presentes na vasta literatura do campo educacional, desde que relacionando-os de algum modo com o contexto de ensino emergido na pandemia, com destaque para os casos em que sejam produtivamente levados a rever-se e transformar-se ante o novo desafio global.

Os textos podem contar com até cinco coautores e devem ser enviados por e-mail para editora@ifrn.edu.br, junto com a documentação necessária. Serão aprovadas até 20 submissões para a publicação gratuita no livro. Para ser considerado elegível, o texto deve ser inédito, ou seja, não ter sido publicado antes em nenhum tipo de veiculação, e estar enquadrado dentro dos gêneros textuais especificados, além de cumprir outros critérios previstos no edital, como ter até 20 páginas, estar escrito em língua portuguesa e atender as diretrizes de formatação.

As propostas inscritas serão avaliadas e selecionadas por uma comissão julgadora, composta por servidores do IFRN e da UFPE com experiência acadêmica ou profissional na área afim à categoria em análise. A divulgação dos resultados será feita em 20 de dezembro. A publicação do livro ocorrerá em 2022, até 12 meses após a divulgação dos aprovados, em formato de e-book, tanto no repositório institucional do IFRN quanto no acervo digital da Editora UFPE.

“Trata-se de uma estratégia que une esforços de duas editoras públicas com o interesse comum de fazer circular colaborações de quem está na linha de frente tanto das práticas quanto das reflexões em educação como um campo que foi capaz de dar respostas rápidas e eficazes à sociedade quanto ao desafio de manter ativas escolas, institutos de ensino e universidades durante a pandemia. Queremos que o livro materialize as lições que esse período histórico tem proporcionado, como a imprescindibilidade dos profissionais de educação, mesmo no ensino remoto”, afirma o editor da Editora UFPE, Artur Ataíde.

Data da última modificação: 25/10/2021, 13:51