Editora UFPE homenageia centenário de Paulo Freire com ação promocional

Todo o catálogo de obras sobre educação está à venda com descontos de 50%

Na semana em que se comemora o centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, a Editora UFPE iniciou uma promoção em homenagem ao seu legado. Até o dia 30 deste mês, todo o catálogo de obras impressas sobre educação estará à venda pela metade do preço no site do órgão suplementar. Entre os livros físicos à disposição, há títulos que abordam diretamente o pensamento do pedagogo pernambucano. Uma alternativa adicional são as publicações digitais disponíveis para download gratuito no portal da publicadora.

Entre as opções de compra está o título “Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil”, obra publicada pela Editora UFPE em parceria com a tradicional Universidade de Coimbra, Portugal. Organizado por Luís Alcoforado, Márcia Regina Barbosa e Denise Aparecida Brito Barreto, o livro reúne 32 textos de educadores e investigadores portugueses e brasileiros que, ao longo de 718 páginas, testemunham a produção científica dos que estiveram presentes e abraçaram há muito a problemática de como se faz hoje a educação de jovens e adultos nos dois países, e como se poderia enriquecê-la através das interpelações do pensamento e da práxis apresentados por Paulo Freire. O livro, normalmente vendido por R$ 85, pode ser adquirido por R$ 42,50, graças à ação promocional.

Outras escolhas de livros físicos que abordam o pensamento freireano podem ser os dois volumes organizados pelo professor Flávio Brayner, da UFPE, intitulados “Educação Popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas”, ambos à venda por R$ 15, em vez do preço habitual de R$ 30. Nos volumes 1 e 2, é apresentada uma representativa amostra das discussões realizadas, respectivamente, na 35ª e 36ª reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), resultando em um esforço coletivo por parte de pesquisadores de todo o país em favor da renovação teórica, temática, semântica e metodológica do conceito de Educação Popular no século XXI.

Já na relação de livros eletrônicos gratuitos, o internauta pode baixar gratuitamente a obra “Paulo Freire: em debate”. A publicação, organizada por Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira, Marcelo Sabbatini e Rita Ribeiro Voss, é um tributo ao pensador pernambucano que repensou a Educação do ponto de vista de um humanismo comprometido com a transformação social, alimentado por certo ideal iluminista de racionalidade, pela defesa da ruptura com o paradigma educacional que reproduz a relação entre opressor e oprimido e pela proposição de uma formação para a autonomia do sujeito, que em sua obra adquire a dimensão de protagonista de mudanças sociais.

SITES – A Editora UFPE pôs em ação mais uma etapa de alimentação da sua nova plataforma na internet. O novo site, que já abrigava desde abril o acervo de livros eletrônicos gratuitos, também passou a ser uma via de acesso às compras de livros físicos. O catálogo de livros impressos está sendo paulatinamente migrado para o novo site. Dessa forma, o antigo site (editoraufpe.com.br) será desativado no dia 30 deste mês, mas ainda é possível realizar a compra de livros físicos através dos dois endereços eletrônicos.

Data da última modificação: 21/09/2021, 15:34