Notícias Notícias

Voltar

Editora UFPE disponibiliza manuais explicativos para auxiliar autores na submissão de originais

Guias com orientações sobre a política editorial e padronização de textos podem ser acessados no site institucional do órgão suplementar

Visando a facilitar o processo de preparação de originais por parte de autores interessados em publicar livros através da Editora UFPE, o órgão suplementar acaba de disponibilizar gratuitamente em seu site institucional dois manuais explicativos em formato eletrônico. Em breve, versões impressas serão remetidas a diretores de centros acadêmicos e coordenadores de pós-graduações da UFPE como complementação da iniciativa de disseminar os parâmetros de acesso à política de publicação da editora.

No primeiro manual, intitulado “Como publicar: política editorial e normas para a submissão de originais”, os potenciais autores encontram instruções precisas para previamente adequar seus textos aos parâmetros necessários à elegibilidade da Editora UFPE para livros tanto físicos quanto digitais. Para tanto, precisam estar a par de dados importantes da política editorial, como as modalidades para a captação de originais; os processos de submissão e avaliação; e os suportes de publicação. Faz-se necessário também conhecer as normas para a formatação de originais; e as etapas de todo o fluxo editorial por que o original passará, caso seja aprovado.

Já o segundo manual, “Diretrizes de projeto gráfico: informações para designers”, destina-se a profissionais do design editorial que eventualmente venham a integrar, como colaboradores externos, a equipe de editoração de projetos específicos da Editora UFPE, como nos casos em que, mediante acerto prévio com o órgão, os originais submetidos possam contar com programação visual realizada por terceiros, a expensas dos autores.

A disponibilização dos manuais é mais uma iniciativa decorrente da vigência do novo regimento da editora, aprovado em abril de 2021 pelo Conselho de Administração (Consad) da UFPE. O novo marco legal resultou de um longo processo de reflexão e amadurecimento institucional, cujos objetivos são, por um lado, o alinhamento à contemporânea sistemática de produção de livros, que cada vez mais faz uso de soluções tecnológicas, e, por outro, o aprimoramento de aspectos administrativos do trâmite editorial, como a transparência, a racionalidade e a eficiência.

Com o objetivo de exercitar um processo mais racional tanto para a comunidade acadêmica quanto para a própria editora, adotou-se, por exemplo, uma sistemática com duas janelas anuais de submissão de originais, de forma a constituir um fluxo de publicação mais controlado, uniforme e transparente nas múltiplas etapas da produção dos livros.

Outro ponto de fundamental importância na nova política do órgão suplementar é a natureza deliberativa com que o Conselho Editorial, composto por professores da UFPE, passou a atuar a fim de exercer papel propositivo e deliberativo na escolha dos títulos a serem publicados de acordo com um plano editorial anual. No marco regimental anterior, havia uma instância semelhante, a Comissão Editorial, também integrada por docentes, mas com perfil meramente consultivo.

Data da última modificação: 18/04/2022, 18:11