Sobre a EaD na UFPE Sobre a EaD na UFPE

No Brasil, a Educação a Distância foi estabelecida com a Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e regulamentada por Decretos Presidenciais com complementações de Portarias e Resoluções ministeriais. Dentro dos normativos que tratam da EaD no Brasil, destaca-se a Portaria nº 1.428 do Ministério da Educação, que amplia de 20% para 40% do total da carga horária o limite de aulas na modalidade de ensino a distância dos cursos de graduação presencial.

A EaD é um marco no âmbito educacional permitindo interatividade, dinamismo, praticidade, uso de metodologias ativas, tendo o aluno como sujeito ativo e principal no processo de construção do seu conhecimento, e o professor como importante mediador nesse processo.

Nesse sentido, a modalidade de ensino a distância da Universidade Federal de Pernambuco disponibiliza cursos nas categorias de graduação, aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação gerenciados pela Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), a qual é responsável pela articulação institucional dos diversos atores que estão envolvidos em propor e desenvolver metodologias de ensino e produtos multimidiáticos para a inovação com qualidade na Educação Superior.

A Educação a Distância na UFPE se utiliza de uma plataforma consistente, funcional, com recursos diversos alimentada por profissionais sérios e comprometidos para realizar a integração entre alunos e professores fomentando a interação, fortalecendo a relação precípua entre o ensino e a aprendizagem, com o objetivo principal de garantir autonomia, criticidade e autoria de pensamento ao estudante.

De 2007 para 2008, a UFPE começou a fazer parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa nacional do Ministério da Educação e da CAPES, criado em 2005, para desenvolver a modalidade a distância no Ensino Superior através da expansão e interiorização de cursos de graduação e pós-graduação.

Este programa que incentiva a colaboração do Ministério da Educação com os estados e municípios por meio dos polos de educação a distância localizados, estrategicamente, em diversos municípios no interior de Pernambuco, tem como meta prioritária contribuir no desenvolvimento da política nacional de formação de professores da Educação Básica. Ao todo são 127 instituições públicas de ensino superior integrando hoje, a Universidade Aberta do Brasil, com 697 polos de apoio presencial espalhados por todo o país. Em Pernambuco, são quatro instituições e 19 polos credenciados para oferta de cursos.

 

Linha do tempo

Picture

Em 1º de junho de 2020, a UFPE divulgou em Boletim Oficial, a Resolução Nº 02/2020 do Conselho de Administração e Regimento Interno da Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco, a qual dispõe da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) como unidade estratégica atuando na modalidade de ensino a distância. A Portaria Normativa Nº 35, de 1º de outubro de 2020, estabelece a estrutura regimental da Secretaria.

A SPREAD presta suporte técnico à execução de atividades estabelecidas no âmbito da Universidade ou desenvolvidas em parcerias com outras instituições, através da oferta de cursos nas categorias de graduação, pós-graduação, extensão e atualização profissional.

1 de junho de 2020 Leia mais
Picture

Em 18 de agosto de 2017, a Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos publica a portaria normativa nº 06/2017, que estabelece uma nova estrutura organizacional no que tange às instâncias responsáveis pelo desenvolvimento da modalidade de ensino a distância no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco. A reforma estabelecida pelo instrumento normativo mencionado visa promover a plena inserção dessa modalidade de ensino aos demais setores da UFPE.

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD), é criado como setor de apoio matricial para o desenvolvimento das ações voltadas ao ensino a distância. O NEAD é um órgão, colegiado, composto pelos seguintes setores: Coordenação dos Cursos de Graduação a Distância (CCGD), Coordenação de Cursos de Graduação Presencial e Coordenação de Formação para o Trabalho da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, além da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE e do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS). Na nova estrutura institucional, a CCGD é inserida na Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE), vinculada à PROACAD. A Coordenação tem como principal objetivo desenvolver ações voltadas, especificamente, para o desenvolvimento dos cursos de graduação a distância. Além das atribuições de planejamento, orientação e gestão dos cursos integralmente a distância, que estão sob sua responsabilidade, a CCGD também atua no fomento do uso de novas tecnologias educacionais junto aos cursos da modalidade presencial.

18 de agosto de 2017 Leia mais
Picture

Com a emissão da Portaria Normativa nº 02/2014, fica extinta a CEAD, passando os seus recursos materiais e humanos a integrar o patrimônio e o quadro de pessoal e de bolsistas da CONECTE.

18 de Janeiro de 2014 Leia mais

Em levantamento realizado através dos documentos da UFPE nos quais ocorreu a tentativa de buscar a gênese da CEAD, encontrou-se a primeira relação a essa instância de forma pública em notícia divulgada pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) intitulada Edital Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB14.

O texto, de fevereiro de 2007, informa que a SEED receberia propostas de instituições públicas de ensino superior que desejassem oferecer cursos na modalidade de Educação a Distância em nível de graduação, especialização (lato sensu), aperfeiçoamento, mestrado e doutorado, a serem ofertados nos polos municipais de apoio presencial. Essa chamada se trata do Edital nº2. O texto ainda informa que a UFPE concorreu na primeira chamada pública com o curso de Licenciatura em Letras a Distância, o qual teria suas atividades iniciadas ainda em 2007.

14 de Janeiro de 2007 Leia mais