CCGD encerra gestão de 2017-2019

Os professores Fábio Souza e Elaine Judite não são mais coordenador da CCGD e coordenadora de Tutoria, respectivamente

Ambos são professores do curso de Odontologia da UFPE

Com a atual composição da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco, a Educação a Distância também passou por mudanças. O professor Fábio Souza, que exerceu a função de coordenador da Coordenação dos Cursos de Graduação a Distância - CCGD, no período de 2017 a 2019, juntamente com a coordenadora de Tutoria, professora Elaine Judite, encerraram a gestão em outubro de 2019.

De acordo com o balanço das atividades durante esse período, destacam-se os aprendizados e conquistas de uma gestão participativa, com a implementação de um novo desenho institucional para a Coordenação UAB/UFPE, a criação da CCGD, a qual contribuiu para o processo de fortalecimento da EaD, a partir da redefinição de procedimentos, metas e estabelecimento de ações estratégicas para a modalidade a distância.

Nessa gestão, pensou-se em estratégias que restabeleceram uma relação mais próxima com as coordenações de curso, polos e coordenadores de polo, além do maior desenvolvimento de produtos educacionais voltados para os cursos de graduação a distância, partindo do princípio da escuta e do acolhimento.

O novo setor possibilitou a criação dos macroprocessos para a padronização das ações e sistematização das atividades de competência da CCGD, em relação à oferta de componentes curriculares; edital de seleção de tutoria; viagens aos polos; solicitação de diárias e passagens; acolhida institucional dos alunos EaD; atualização do SISUAB e mapa de bolsas UAB.

Assim, foram realizadas reuniões periódicas com cada uma das coordenações de curso de graduação para definir objetivos, alinhar procedimentos administrativos e pensar em soluções inovadoras para os cursos na modalidade a distância, além dos encontros semestrais das coordenações de cursos com o anterior pró-reitor da Proacad, professor Paulo Góes, com o objetivo de alinhar a dinâmica de funcionamento das atividades.

De acordo com as informações da Proacad, a nova gestão de coordenadores que irá assumir a EaD UFPE será escolhida mediante um edital com previsão de iniciar as atividades no início de 2020.

Contatos Contatos