Graduação a Distância Graduação a Distância

A implementação e ampliação dos cursos de graduação na modalidade a distância têm ajudado a Universidade Federal de Pernambuco na concretização do objetivo institucional de promover a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade, além de diminuir a distância e transpor barreiras, possibilitando a obtenção de um curso superior, nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Através dessa modalidade de ensino, a UFPE está presente em todas as mesorregiões do estado de Pernambuco: Mesorregião do São Francisco Pernambucano (Afrânio e Petrolina); Mesorregião do Sertão Pernambucano (Ouricuri, Salgueiro, São José do Egito, Sertânia, Tabira, Trindade); Mesorregião do Agreste Pernambucano (Águas Belas, Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim); Mesorregião da Mata Pernambucana (Palmares, Vitória de Santo Antão); Região Metropolitana do Recife (Jaboatão dos Guararapes e Recife). Essa atuação ocorre por meio da oferta de vagas em Polos de apoio presencial, vinculados ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos municípios citados.

Além dos polos presenciais citados, a UFPE decidiu implementar dois Polos Associados, cuja manutenção será de responsabilidade da Universidade. Eles funcionarão no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) onde admite utilização compartilhada da secretaria acadêmica, biblioteca e demais ambientes existentes nos Centros, com exceção da sala da coordenação do polo, ambiente obrigatório e exclusivo.

A UFPE conta com cinco cursos de Graduação à distância (Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Letras Língua-Portuguesa, Licenciatura em Letras Língua-Espanhola e Licenciatura em Matemática) instituídos pela sede em Recife e vinculados à matriz de financiamento do sistema UAB, contribuindo com a formação de cerca de mil estudantes.

Esses cursos contam com o suporte da Coordenação dos Cursos de Graduação a Distância (CCGD), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROACAD), têm a mesma certificação da modalidade presencial da UFPE e são bem avaliados pelo Ministério da Educação.

Em relação ao ingresso, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, acompanharem a abertura de um edital e utilizar a nota do Enem.

 

Lista de Cursos de Graduação a Distância: