Voltar

Universidade francesa oferta bolsas de Mestrado

A Université de Fanche-Comté recebe até 28 de fevereiro inscrições para as bolsas de estudos Victor Hugo, que cobrem os custos de um ano de um dos Mestrados ofertados na instituição. A bolsa, destinada a estudantes de universidades parceiras da América Latina e Haiti, cobre um ano de custos de matrícula, acomodação em suíte individual em residência universitária, 2 refeições diárias no restaurante universitário, acesso à internet e treinamento intensivo de francês com dois meses de duração. O curso será realizado de julho de 2020 a junho de 2021.

Os critérios para candidatura são:

  • Ter nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola ou portuguesa ou do Haiti e residir em um destes países no momento da candidatura.
  • Ser estudante registrado, no momento da inscrição, em um curso ministrado por uma universidade parceira da Universidade de Franche-Comté.na América Latina e no Haiti,
  • Ter menos de 35 anos no momento da candidatura

Estudantes que tenham concluído sua Graduação em 2019.2 ou que vão concluir a mesma em 2020.1 podem apresentar a candidatura, já que os bolsistas selecionados devem estar na França impreterivelmente a partir de 01 de julho para iniciar os estudos.

Os estudantes da UFPE interessados em participar da seleção devem enviar toda a documentação solicitada pela instituição francesa digitalizada em um único arquivo pdf para o e-mail secci@ufpe.br, já que candidaturas enviadas diretamente pelos estudantes serão invalidadas. O assunto deve ser “Candidatura à bolsa victor hugo”. O e-mail deve ser enviado até o dia 26 de fevereiro. A DRI selecionará as candidaturas com as 5 maiores médias gerais e as encaminhará à instituição francesa.

O envio de todos os documentos solicitados pela Université Franhe-Comté é de inteira responsabilidade do estudante e a Diretoria de Relações Internacionais não realizará conferência do dossiê enviado, apenas repassando a candidatura à instituição francesa.

Como o comprovante de matrícula, um dos documentos solicitados na candidatura, deve ser emitido em inglês pela DRI, é necessário que o aluno compareça à Diretoria até as 12h do dia 20 de fevereiro, munido do comprovante de matrícula original emitido pelo Corpo Discente da UFPE para solicitar a versão em inglês deste documento, que será emitido pela DRI em caráter especial e exclusivamente  para a candidatura às bolsas Victor Hugo.

A DRI esclarece que a pré-seleção realizada por ela não gera nenhuma expectativa de direito à bolsa de estudos e é um mero ato de indicação de estudantes para concorrer ao benefício, já que cada instituição parceira pode enviar apenas cinco candidaturas. Todo o processo de concessão da bolsa de estudos será realizada pela Franche-Comté. Um Um Comitê de Seleção da instituição francesa se reunirá para estudar os dossiês enviados  de acordo com os seguintes critérios: a excelência acadêmica do candidato, as habilidades linguísticas e a solidez do projeto de pesquisa, se aplicável. O resultado será anunciado em abril de 2020.

 

Documentação a ser enviada ao e-mail secci@ufpe.br em um único arquivo pdf:

  • Formulários A e B devidamente preenchidos em francês
  • Carta de Motivação em Francês
  • Currículo em francês
  • Certidão de nascimento ou de casamento com tradução autenticada
  • Cópia com autenticação perante o cartório da Haia dos diplomas, títulos ou atestados obtidos
  • Transcrições oficiais das notas obtidas em cada disciplina para cada ano acadêmico (certificado pela instituição que emite o diploma). Não há necessidade de traduzir os históricos
  • Comprovante de matrícula na universidade parceira no momento da inscrição (semestre de 2019.2). Como o comprovante de matrícula deve ser emitido em inglês pela DRI, é necessário que o aluno compareça à DRI até as 12h do dia 20 de fevereiro munido do comprovante de matrícula original emitido pelo Corpo Discente da UFPE para solicitar a versão em inglês deste documento, que será emitido pela DRI em caráter especial e exclusivamente  para a candidatura às bolsas Victor Hugo.
  • Certificado de proficiência de idioma francês: de preferência TCF, DELF e DALF. Um certificado de conclusão bem-sucedida das certificações em francês da Alliance Française ou instituto de idiomas autorizado será aceito.
  • Se solicitar validação da experiência profissional adquirida (formulário B), anexe uma cópia dos certificados de treinamento e / ou emprego especificando o cargo ocupado, a função desempenhada, o nível de responsabilidade, a duração etc. Esses documentos, se não forem originalmente emitidos em francês, precisarão ser traduzidos para o francês.
  • Um projeto de pesquisa, quando solicitado pelo mestrado selecionado

 

Mais informações

Chamada e Formulários

 

Data da última modificação: 06/02/2020, 16:05