Voltar

Fundação Botín abre seleção do programa de funcionalismo público

Estão abertas até 14 de maio as inscrições para a 12ª convocatória do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín. Os selecionados participarão de um módulo de treinamento a distância antes do início do Programa, que tem início presencial previsto para 24 de outubro de 2021, na Universidad de los Andes, em Bogotá (Colômbia). Em seguida, os participantes passarão por uma etapa formativa na Espanha (Madrid, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca), e, por último, na Fundação Getulio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro. O encerramento do Programa está previsto para 2 de dezembro de 2021. A inscrição deve ser realizada no site da Fundação.  

O Programa inclui aulas e conferências com professores e personalidades das áreas de política e administração pública e atividades desenvolvidas em torno dos princípios e competências profissionais do servidor público, como: treinamentos ao ar livre, parte do Caminho de Santiago, sessões de trabalho em equipe, um projeto de inovação, reuniões e visitas a instituições de referência, palestras públicas e oficinas de debate, sessões de coaching, atividades esportivas, oficinas de criatividade, atividades culturais e voluntariado social.

Após se formarem no programa, os alunos passam a fazer parte da Rede de Servidores Públicos da América Latina, espaço de encontro no qual participam 378 jovens de diferentes áreas, que buscam articular esforços para contribuir com o desenvolvimento da região.

Na edição deste ano, o candidato deve propor a si mesmo um desafio a ser colocado em prática entre 9 de março e 14 de maio desde ano, com o objetivo de gerar impacto positivo em seu entorno. Em seguida, o estudante deve fazer o upload de um vídeo de até 2 minutos no Youtube explicando o desafio que propôs, sua motivação e o impacto gerado na comunidade.

Podem candidatar-se estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da UFPE, nascidos entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2001, que tenham domínio da língua inglesa e que, em 30 de setembro de 2021, já tenham completado mais de 50% de créditos/horas de seu respectivo curso, mas ainda não tenham finalizado seus cursos de graduação.

Para obter a carta de apoio à candidatura da universidade, documento obrigatório exigido pela Fundação, o estudante deve, até 10 de maio, preencher o formulário on-line disponível aqui e enviar e-mail para divulgacao.dri@ufpe.br contendo os documentos listados a seguir, em arquivo único pdf:

- Histórico original atualizado (emitido pelo corpo discente ou do Sig@). No histórico não deve constar nenhuma reprovação e o aluno deve apresentar média igual ou superior a 7,00 (sete).

- Aproveitamento Acadêmico do SIg@ informando a carga horária total do curso e a carga horária cursada e comprovando que o estudante já cumpriu ao menos 45% e no máximo 85% da carga horária total do curso.  

A DRI salienta que este procedimento diz respeito apenas ao fornecimento da carta de aval/apoio à candidatura e que todos os procedimentos de candidatura em si são de responsabilidade do estudante e devem ser realizados no site da Fundação Botín.

O compromisso de realização de estágio após a participação no programa, que consta na documentação obrigatória mencionada pelo programa, deve ser firmado diretamente junto à coordenação do curso do candidato. Caso não seja possível, o estudante é orientado a anexar uma declaração pessoal na qual se compromete a procurar um estágio por seus próprios meios.

A Fundação Botín informa que o programa será realizado de acordo com medidas sanitárias das autoridades competentes, por isso as datas podem sofrer alterações.

 

Mais informações

Fundação Botín

 

 

Data da última modificação: 18/03/2021, 14:38