Voltar

Programa de funcionalismo público da Fundação Botín recebe inscrições

Iniciativa oferta bolsas integrais e inclui atividades na Colômbia, Espanha e Brasil. Carta de apoio à candidatura deve ser solicitada à DRI até 07 de maio

Estão abertas até 11 de maio as inscrições para a XIV edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín. Os 32 estudantes de graduação selecionados participarão de uma experiência formativa desenvolvida presencialmente de 16 de outubro a 1º de dezembro deste ano na Colômbia (Universidad de los Andes), Espanha (Madrid, Salamanca) e no Rio de Janeiro (Fundação Getulio Vargas). Todos os custos de deslocamento, alojamento e manutenção são cobertos pela Fundação Botín. A inscrição deve ser realizada no site da iniciativa. 

O programa inclui conteúdos nas áreas de ordem global, desigualdades, sustentabilidade, boas práticas governamentais, Educação e habilidades do servidor público. Os alunos participam de atividades desenvolvidas em torno dos princípios e competências profissionais do servidor público: sessões de trabalho em equipe, projetos de inovação, reuniões e visitas a instituições de referência, palestras públicas e oficinas de debate, sessões de coaching, atividades esportivas e oficinas de criatividade, além de atividades culturais e sociais, como o Caminho de Santiago.

Na edição deste ano, o candidato deve escolher uma das ações propostas pelo programa e fazer o upload de um vídeo de até 1 minuto no YouTube demonstrando sua execução. A Fundação propõe três possibilidades:

  • Entre em contato com um servidor público e proponha uma ação para resolver um problema específico da sua cidade.
  • Identifique uma pessoa ou grupo que precisa viver “um dia diferente” e realize uma ação inovadora para possibilitar isso.
  • Identifique um cantinho da sua cidade que precisa ser melhorado/embelezado, e inicie uma ação para realizar isso.

Podem candidatar-se estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da UFPE, nascidos entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003, que tenham domínio da língua espanhola, possuam vocação para o serviço público (comprovado através da participação em iniciativas sociais) e que tenham cursado ao menos 50% e no máximo 80% de seu curso, que não pode ter sido finalizado no momento da viagem (16 de outubro).

Para obter a carta de apoio à candidatura da universidade, documento obrigatório exigido pela Fundação, o estudante deve, até 07 de maio, preencher o formulário on-line disponibilizado abaixo, anexando os documentos listados a seguir, em arquivo único pdf:

  1. RG ou CPF
  2. Histórico original atualizado (emitido pelo Controle acadêmico ou do Sigaa, no caso de discentes do campus do interior), comprovando matrícula em componentes curriculares no semestre atual. O discente deve haver completado ao menos um semestre no curso ao qual está atualmente vinculado. No histórico não deve constar nenhuma reprovação e o aluno deve apresentar média igual ou superior a 7,00 (sete).
  3. Aproveitamento Acadêmico do Siga (inclusive para alunos que enviarem histórico do Sigaa), comprovando que o estudante já cumpriu, ao menos 50 % e no máximo 80% da carga horária total do curso.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE salienta que este procedimento diz respeito apenas ao fornecimento da carta de aval/apoio à candidatura e que todos os procedimentos de candidatura em si são de responsabilidade do estudante e devem ser realizados no site da Fundação Botín. Após o preenchimento do formulário, a DRI enviará um retorno ao discente em até 5 dias úteis.

 

Mais informações

Formulário de solicitação de carta de apoio da UFPE  

Informações sobre o programa e inscrições: Site

E-mail: programaspbotin@fundacionbotin.org

 

 

Data da última modificação: 07/03/2023, 12:43