Voltar

Festa da Francofonia promove uma série eventos on-line e gratuitos

Todos os anos a Festa da Francofonia celebra a língua francesa e os valores que ela transmite ao mundo: diálogo e amizade entre os povos, riqueza e diversidade cultural. A comemoração ocorre no mundo inteiro, por volta de 20 de março, data de aniversário da criação da Organização Internacional da Francofonia (OIF). Este ano, os eventos vão acontecer de modo virtual e envolvem uma série de iniciativas:

 

Programação regional de Minas Gerais

Em Minas Gerais, a 7ª edição da festa vai até 29 de março e traz uma programação que inclui mostras de cinema, clube do livro, atelier, exposição, palestras e mais. As atrações ocorrem de forma virtual com ações pontuais presencialmente.

 

Mostra de curtas em francês

De 15 de março até o 15 de abril, será realizada a Mostra de curtas em francês, uma programação gratuita  de curtas-metragens, disponíveis na plataforma do SESC digital. As onze obras selecionadas - filmes suíços, belgas e franceses - representam a produção audiovisual contemporânea desses países e a diversidade cultural da comunidade francófona. Também serão disponibilizadas no Youtube entrevistas exclusivas com os realizadores dos curtas.

 

Palestra “Como estudar em países Francófonos?”

Hoje (18), às 17h, será realizada a palestra "Como estudar em países francófonos". Oferecido pelas organizações Wallonie-Bruxelles Internacional (Bélgica francófona), Campus France Brasil, Canadá, Quebec, Suiça e Agência Universitária da Francofonia na America Latina, o evento oferece a oportunidade de preparação para uma mobilidade internacional em países francófonos.

 

Desvios na francofonia: Bélgica

No dia 19 de março, às 18 horas, a Bélgica, sob convite da BiblioMaison, vai apresentar o país especialmente para os viajantes, destacando curiosidades culturais, históricas e naturais, e respondendo a perguntas do público.

 

Espectáculo "L'appel d'air"

No dia 20 de março, Valônia-Bruxelas Internacional e a Organização Internacional da Francofonia, junto à União Européia, convidam a celebrar o Dia Internacional da Francofonia.

Da rumba (Congo) ao circo (Costa do Marfim), passando pela poesia (Canadá - Quebec), humor (Suíça) ou mesmo dança (Burkina Faso) e cinema (Tunísia), deixe-se levar por Bruno Coppens, comediante belga, acompanhado por Alf, DJ, numa viagem virtual pela diversidade francófona. 

 

Palestra "Mulheres e novas tecnologias: quais desafios para a educação?"

Dia 25 de março, às 13 horas, quatro mulheres dos quatro cantos da Francofonia se reunirão para discutir o lugar da mulher no mundo da TI e o papel da educação para alcançar a meta de um melhor equilíbrio de gênero nesta área. É necessário realizar inscrição prévia.

 

Confira aqui a brochura com a programação completa da Festa da Francofonia. 

 

Data da última modificação: 18/03/2021, 12:13