Softwares Softwares

A UFPE dispões de licença ilimitada para o uso do software Mathematica por parte dos professores, estudantes e funcionários.

O DMat da UFPE igualmente possui um número de licenças do software Maple para atender aos professores.

Dentre os demais recursos modernos utilizados no DMat estão as lousas digitais, que permitem a digitalização do conteúdo da aula ministrada pelo professor.

  1. Mathematica
  2. Maple
  3. Softwares Lousas

 

1. Mathematica

O Departamento de Matemática, com apoio do CCEN e da PROPLAN, realizou em 2012 consulta eletrônica aos professores da UFPE para viabilizar a aquisição de licenças de softwares Matemáticos. Após essa iniciativa de boa aceitação, verificou-se demanda de aquisição do software Mathematica em todos os Centros, principalmente CCEN, CIn e CTG. Através de negociação entre Professores do CCEN e a Wolfram, a UFPE adquiriu licença ilimitada para uso de todos seus estudantes, professores e funcionários.

A UFPE foi a primeira IFES a adquirir uma licença ilimitada para o software Mathematica, feito realizado no Brasil apenas pela USP, UNICAMP e Mackenzie. Essa licença resultará em benefícios para pesquisa, ensino e extensão na UFPE. Com a finalidade de facilitar a utilização dos softwares pela comunidade da UFPE, a Wolfram ministra workshops presenciais periódicos na UFPE, bem como prestará suporte online. O primeiro workshop ocorreu em março de 2013 com ênfase em introduzir ferramentas de computação algébrica aos estudantes e professores.

Essa iniciativa faz parte de uma ação contínua de modernização dos cursos oferecidos pela UFPE, que inclui também a aquisição de lousas digitais, e que já ocorre nas melhores universidades do mundo. O apelo para o uso do Mathematica em sala de aula é ainda maior para os cursos que demandam visualizações gráficas bi e tridimensionais, como no caso dos cursos de Geometria Analítica, Geometria Plana, Geometria Espacial e Cálculos 1, 2, 3 e 4. Além disso, é corriqueira a demanda de utilização desses recursos em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. A utilização dos softwares em sala de aula torna-se completa quando associada à lousa digital, uma tecnologia moderna e inovadora com recursos que podem auxiliar na criação de novas metodologias de ensino. Em relação à melhoria das licenciaturas, essa medida criará condições para que nossos futuros professores construam o conhecimento nos diversos ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador e softwares matemáticos. 

Como obter a sua licença para uso do software: 

Instruções para estudantes:
Para obtenção de uma chave de ativação, o estudante interessado deverá preencher o link:

https://user.wolfram.com/portal/requestAK/e6400bd10a9eec8434429b05df3de154c53632be

Com os dados requeridos e aguardar o recebimento de mensagem por e-mail contendo a chave de ativação e o link para acesso ao Portal de Usuário da Wolfram, onde é possível fazer o download do produto após registrar-se. 

Instruções para docentes e técnicos:


Para obtenção de uma chave de ativação, o docente interessado deverá preencher o link:

https://user.wolfram.com/portal/requestAK/a763ccf6031c6fb0a491ab75f30c96448e29f2fa

Com os dados requeridos e aguardar o recebimento de mensagem por e-mail contendo a chave de ativação e o link para acesso ao Portal de Usuário da Wolfram, onde é possível fazer o download do produto após registrar-se.

 

2. Maple

UFPE - Departamento de Matemática 

Distribuição do sofware Maple para os Professores da UFPE

A aquisição de um número finito de licenças do Maple para atender aos Professores da UFPE teve o apoio direto da Pró-Reitoria de Planejamento e da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos. Acesse o aquivo aqui. Para obter a senha escreva para:   fansantos@dmat.ufpe.br

 

3. Software Lousas

As salas de aula do Departamento de Matemática da UFPE possui Loussas digitais de última geração, para atualização de software ou para instalação acessar os links abaixo: