Mais informações Mais informações

A história da Universidade Federal de Pernambuco tem início em 11 de agosto de 1946, data de fundação da Universidade do Recife (UR), criada por meio do Decreto-Lei da Presidência da República número 9.388, de 20 de junho de 1946. Já a história do curso de matemática fica sustentada pela Secretaria de Informação Legislativa do Senado federal por meio do Decreto Nº 28.092, de 8 de Maio de 1950.

No início de fevereiro de 1953 chega ao Recife o Prof. Alfredo Pereira Gomes, convidado pelo então Reitor da Universidade para estabelecer um Departamento de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, na recém-criada UFPE. Logo nesse mesmo ano escolar os professores Alfredo Pereira Gomes e Manoel Zaluar Nunes foram também contratados, por sugestão do seu Diretor e professor de Matemática, Newton Maia, para a Escola de Engenharia onde tradicionalmente acolhiam alunos mais talentosos e mais bem preparados para o estudo das Ciências Exatas, em especial da Matemática.

Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras o Prof. Alfredo Pereira Gomes regia disciplinas de Análise Matemática, inclusive os cursos de Cálculo Diferencial e Integral, enquanto o Prof. Manoel Zaluar Nunes, as de Geometria. Este esforço resultou na criação da Licenciatura em Matemática. Na Escola de Engenharia, por outro lado, foram confiadas a Zaluar as disciplinas de Cálculo Numérico e de Cálculo das Probabilidades, enquanto Pereira Gomes ficara responsável pelos Cálculos.

O Professor de Física Luís Freire das Escolas de Engenharia e de Química, anuncia que em 1954 seria criado na UFPE um Instituto de Física e Matemática (IFM) onde se desenvolveriam atividades matemáticas e físicas extra curriculares, em complementação às do programa oficial, proporcionando estudos de pós-graduação para aperfeiçoar e atualizar a formação científica de licenciados e assistentes.

O IFM contava com o patrocínio do recém-constituído (1951) Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) sediado no Rio de Janeiro, e teria como Diretor Luís Freire e como professores na Seção de Matemática, Newton Maia, Pereira Gomes e Zaluar Nunes a quem foi confiada a tarefa de programar a encomenda do núcleo inicial de livros para a Biblioteca e, mais tarde, ser seu primeiro coordenador. A primeira doação feita pelo CNPq, em 1953, foi de 38 caixotes de livros e revistas e o primeiro livro foi registrado em 19/09/53.

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) foi fundado em 1974, sob a direção do Professor José de Medeiros Machado, a partir do então Instituto de Física e Matemática. Inicialmente, esse centro era formado pelos Departamentos de Estatística e Informática, Departamento de Física, Departamento de Matemática e, posteriormente, em 1982, foi criado o Departamento de Química Fundamental.

  1. Bacharelado
  2. Licenciatura
  3. Licenciatura EaD
  4. Moodle
  5. Área II
  6. Monitoria