Notícias Notícias

Voltar

Atividades organizadas pela UFPE e DGA integraram a Semana do Meio Ambiente

 

Na semana passada (3-7 de junho) aconteceu na UFPE a Semana do Meio Ambiente, com uma série de atividades voltada para educar e conscientizar a comunidade acadêmica a respeito de temas como sustentabilidade e práticas ecológicas.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que acontece todos os anos, no dia 5 de junho. Este ano, a poluição atmosférica é o tema lançado para reflexão. Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo mundo não respiram ar limpo e a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.

 

Um dos projetos ocorreu no dia 3 de junho com a criação do bosque do pau-brasil, havendo o plantio de 50 mudas da árvore em frente ao Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. Cada uma das mudas terá o seu próprio “padrinho”, que não apenas plantaram a muda, mas que poderão acompanhar o crescimento de suas respectivas mudas. Com essa ação, pretende-se tornar a universidade um ambiente ainda mais sustentável e consciente a respeito das pautas ambientalistas.

 

 

“No mundo inteiro, a consciência ecológica, a importância do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável… são pautas importantíssimas. A Universidade Federal de Pernambuco dá sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil e de Pernambuco.” disse José Antônio Bertotti, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

 

No quarta feira, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, houve uma ação com estudantes do Colégio de Aplicação (CAp), servidores da UFPE e funcionários da Prefeitura do Recife realizaram o plantio de mil mudas de diferentes espécies de Mata Atlântica na nascente do Lago do Cavouco. A atividade fez parte da Maratona Verde do Recife, projeto que visa conectar o cidadão recifense com as áreas e espaços verdes da cidade. Esse ano, o projeto buscou realizar o plantio de mais de 10 mil mudas em diferentes pontos da cidade. Tal ação integra um projeto que visa a recuperação do Lago do Cavouco.

 

                        
 

Por fim, na sexta feira (7), teve mais uma atividade voltada para a importância da manutenção e criação de áreas verdes na universidade, com a plantação de oito mudas de ipê em frente ao Museu de Oceanografia da UFPE, em parceria com a BERSO (Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos), a DGA e o departamento de Oceanografia. As mudas foram doadas pelo Jardim Botânico do Recife.

 
 
Data da última modificação: 12/06/2019, 10:52