Departamento de Física

29/10/2021 Colóquio (WEBINAR) Estudo de Poláritons em Nanomaterias com Nanospectroscopia de Infravermelho Síncrotron - Ingrid D. Barcelos (Brazilian Synchrotron Light Laboratory (LNLS), Brazilian Center for Research in Energy and Materials (CNPEM), 13083-970 Campinas, SP, Brazil)

Título:

Coloquialista:

Ingrid D. Barcelos

Resumo:

Poláritons, quasipartículas compostas de um fóton acoplado a um dipolo elétrico ou magnético, são um grande foco da pesquisa em nanofotônica em materiais nanoestruturados. Os polaritons podem estar ativos em uma ampla faixa do espectro eletromagnético (meVs a eVs) e exibem momentos muito maiores do que a radiação correspondente no espaço livre. Portanto, o uso de fontes de banda larga e sondas de alto momento é imperativo para excitar essas quasipartículas e medir as relações de dispersão de frequência-momento, que fornecem insights sobre a dinâmica dos poláritons. Nanoespectroscopia de Infravermelho Síncrotron (Synchrotron infrared nanospectroscopy- SINS)[1] é uma técnica que combina a resolução espacial na nanoescala da microscopia óptica de campo próximo tipo espalhamento com radiação infravermelha síncrotron, tornando-a altamente adequada para sondar e caracterizar uma variedade de polaritons. Aqui, os avanços habilitados pelo SINS no estudo dos principais tipos de polaritons do THz ao infravermelho médio serão descritos. Apresentarei estudos recentes nesta área de pesquisa usando SINS destacando as notáveis propriedades polaritônicas de alguns materiais[2,3], incluindo o grafeno, nitreto de boro hexagonal (hBN), talco, óxido de estanho. Além disso, mostrarei que essas observações experimentais fornecem uma plataforma atraente para a compreensão da interação luz-matéria e, portanto, podem ser aproveitadas em dispositivos nanofotônicos compactos e aplicações envolvendo tráfego de ondas subdifracionais.

Referências:

[1]         I. D. Barcelos, et al; Adv. Opt. Mater. 2020, 8, 1.

[2]         I. D. Barcelos, et al; ACS Photonics 2018, acsphotonics.7b01017.

[3]         F. H. Feres, et al; Nat. Commun. 2021, 12, 1.

Data, horário e local:

29 de outubro de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar com o email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 28/10/2021, 08:56

Contato Contato