Departamento de Física

16/09/2022 Colóquio (WEBINAR) "O Campo Magnético da Terra" – Prof. Cosme Ferreira da Ponte Neto (Observatório Nacional – MCTIC)

COLÓQUIO DE FÍSICA

WEBINAR (DF - UFPE)
16 de setembro de 2022, sexta-feira às 16h

Segue endereço do Webinar

Título:

"O Campo Magnético da Terra"

Resumo:

Serão apresentados os principais tópico do Geomagnetismo: geração e origem do campo geomagnético, variações temporais e espaciais do campo, medidas contínuas do campo e suas variações, modelagem matemática do campo geomagnético e o campo geomagnético no passado geológico. Serão apresentadas as relações do geomagnetismo com outras áreas do conhecimento, tais como geologia, cartografia, navegação, engenharia e biologia.

Palestrante:

Prof. Cosme Ferreira da Ponte Neto Observatório Nacional - MCTIC

Short bio:

Graduado em física pela universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em geofísica também pela universidade de São Paulo, atualmente é pesquisador titular II do Observatório Nacional /MCTI na coordenação de geofísica, pertence ao corpo docente do programa de pós-graduação em geofísica do Observatório Nacional. Tem experiência nas áreas de geofísica básica e aplicada e em divulgação científica, atuando principalmente nas áreas de modelagem matemática, solução de problemas inversos e inteligência artificial, aplicados à geofísica.

Data da última modificação: 15/09/2022, 12:18

Contato Contato