Departamento de Física

13/11/2020 Colóquio (WEBINAR) O futuro da física com a inteligência artificial - Osvaldo N. Oliveira Jr. (Instituto de Física de São Carlos, USP)

Título:

O futuro da física com a inteligência artificial

Coloquialista:

Osvaldo N. Oliveira Jr. (Instituto de Física de São Carlos, USP)

Resumo:

A inteligência artificial deve revolucionar a ciência e a tecnologia, com enorme impacto para a sociedade. Em física e áreas relacionadas, por exemplo, têm sido empregados métodos de aprendizado de máquina no design de novos materiais e na análise de dados de sensores e biossensores para diagnóstico. Neste seminário, será apresentada uma visão geral de alguns dos usos da inteligência artificial, com ênfase no processamento de dados de biossensores para diagnóstico clínico. Ressalte-se que tais dados podem se originar de qualquer princípio de detecção, incluindo imagens de amostras biológicas ou dos biossensores. Isso será exemplificado com o diagnóstico de câncer de próstata usando genossensores. Também será apresentado um modelo conceitual de sistemas de diagnóstico assistido por computador que combinam dados de diferentes naturezas, como texto, dados de sensores e imagens.

Data, horário e local:

13 de novembro de 2020, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar de preferência logado com o novo email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal
Data da última modificação: 10/11/2020, 10:42

Contato Contato