Departamento de Física

01/04/2022 Colóquio (WEBINAR) The early days of Quantum Field Theory in Brazil – Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade – AgNSNQ)

Título:
The early days of Quantum Field Theory in Brazil

Resumo:
We review the early days of Quantum Field Theory in Brazil by describing the contributions of Gleb Wataghin, Mário Schenberg, José Leite Lopes and Jorge André Swieca.
Their important work achieved international recognition and was essential for the development of research in Physics in Brazil.

Coloquialista:
Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho
Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade - AgNSNQ

Short Bio:

Prof, Carlos Alberto ARAGÃO de Carvalho Filho tem graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) (1973), mestrado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em física pela Princeton University (1980). Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aposentado em 2016. Tem experiência na área de física, com ênfase em física das partículas elementares e campos e em física da matéria condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias quânticas de campos e suas aplicações, teorias quânticas de campos a temperatura finita, métodos semiclássicos em geral, fotônica e plasmônica. Foi Diretor do Departamento de Física e Decano do Centro Técnico Científico da PUC/RJ, Diretor do Centro Latino-Americano de Física (CLAF), Diretor do Instituto de Física da UFRJ, Secretário-Geral da 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP, Presidente do CNPq, Gerente-Geral do DITV da Vale, Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e Diretor de Inovação e Tecnologia do Inmetro até 2016. Pesquisador Visitante no CBPF em 2016 e bolsista da CNEN em 2017. Desde maio de 2017, é Consultor Técnico da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha do Brasil.

Data, horário e local:
01 de Abril 2022 (sexta-feira) - 16h
Ambiente Virtual: Google Meet

Segue o link do Webinar:

Orientações:
1. Entrar com o microfone desligado.
2. Entrar com o email institucional (@
ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 30/03/2022, 11:22