Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Acumuladores Moura firmam parceria para execução de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Pesquisas têm impacto na maior durabilidade e confiabilidade das baterias de chumbo-ácido

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a empresa Acumuladores Moura S. A. firmaram acordo de parceria para a execução de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As pesquisas têm impacto na maior durabilidade e confiabilidade das baterias de chumbo-ácido. O projeto será executado por pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologias em União e Revestimento de Materiais (INTM) e do Departamento de Eletrônica e Sistemas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE.

As pesquisas atendem à demanda por maior capacidade, durabilidade e confiabilidade de baterias de chumbo-ácido estacionárias. Elas são usadas em sistemas nobreak de grande capacidade, especialmente aqueles utilizados para manter os equipamentos de telecomunicações (estações rádio-base de telefonia celular), incluindo 4G, 5G de IoT, em operação durante falhas de fornecimento de energia pela concessionária.

A iniciativa prevê a realização de pesquisas aplicadas sobre a soldabilidade, metalurgia e corrosão de ligas de chumbo, de forma a contemplar a caracterização microestrutural, elétrica e eletroquímica aplicadas às peças unidas pelos processos Solda Casting on Strap (COS) e Solda Intercell de baterias estacionárias de chumbo-ácido.

A empresa Acumuladores Moura vai fornecer material para análise, baterias em diferentes estágios de uso e os recursos financeiros para a pesquisa. O INTM ficará responsável pelas análises eletroquímicas, de corrosão dos materiais e de solda. O Departamento de Eletrônica vai realizar ensaios de ciclagem das baterias e investigação nos contatos e circuitos elétricos internos das baterias.

A equipe envolvida na pesquisa tem um total de 26 pesquisadores, dentre professores, técnicos, alunos de pós-graduação e de graduação. Integram o projeto estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, em Engenharia Civil e em Ciência de Materiais e da graduação em Engenharia Eletrônica e de Licenciatura em Química.

“A parceria é muito importante para estreitar os laços de colaboração entre a Moura, empresa pernambucana líder de mercado nacional que demanda inovações tecnológicas, com a UFPE, universidade líder em pesquisa no Nordeste, para a solução de problemas tecnológicos, inovação e formação de recursos humanos qualificados, com a consequente geração de empregos e produção de riqueza e renda no Estado”, explica o coordenador do projeto Joaquim Martins, professor do Departamento de Eletrônica e Sistemas.

A assinatura do acordo aconteceu em 31 de março. O acordo tem vigência de 12 meses, período que pode ser alterado, complementado ou prorrogado.

EMPRESA – Fundada em 1957, na cidade de Belo Jardim (PE), a Moura, como popularmente é conhecida, foi a primeira fabricante sul-americana a desenvolver baterias para carros movidos a álcool e a incorporar tecnologia aos processos de produção. Hoje, a empresa produz baterias para automóveis, ônibus, caminhões, motos, mas também para necessidades estacionárias, tracionárias e náuticas. A Moura é reconhecida como marca líder pelos consumidores, atuando em toda a cadeia de produção e distribuição de baterias.

Mais informações
Professor Joaquim Martins - DES

joaquim.martins@ufpe.br 

Professor Tiago Felipe de Abreu Santos - INTM
tiago.felipe@ufpe.br

Data da última modificação: 04/05/2022, 10:02

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização