Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Equipes da PPGEE ganham dois prêmios no Innovathon 2017

Os participantes desenvolveram ideias e projetos voltados para área de pessoas com deficiência visual, motora e cognitiva

Equipes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPE ganharam dois prêmios no Innovathon 2017, Maratona de Inovação, que ocorreu de 20 a 26 de agosto. O evento foi realizado pelo Polo de Inovação em Saúde do Recife (Recipolis) em conjunto com a Fundação Altino Ventura e a UFPE, em cooperação com o Ministério da Saúde, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Vitoria de Santo Antão e Sebrae.

Foto: Divulgação

Profissionais da área de negócios e fisioterapeutas fazem parte das equipes

As equipes vencedoras foram formadas por profissionais da área de negócios e fisioterapeutas – estudantes do programa de Pós Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB), alunos de iniciação científica (graduação em Engenharia Eletrônica), e estudantes de mestrado e doutorado do PPGEE. Todos os integrantes fazem parte do Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica do Departamento de Eletrônicas e Sistemas (DES) da UFPE, coordenado pelo professor Marco Aurélio Benedetti Rodrigues, professor do DES-UFPE.

O primeiro projeto vencedor do prêmio, na categoria Emprego e Renda, está relacionado ao desenvolvimento de um equipamento que sirva como Monitor Postural para cadeirantes. Esse projeto é focado em tecnologia vestível, uma roupa com diversos sensores, com os avisos atrelados a aparelhos de tecnologia móvel (smartphone ou tablet). Através dos avisos do equipamento vestível, enviados para o smartphone ou tablet conectado via Bluetooth, os erros no posicionamento serão enviados e monitorados pelo cadeirante em tempo real e a má postura poderá ser evitada, independente da falta de sensibilidade. O foco do equipamento é alertar o cadeirante perante uma má postura melhorando a qualidade de vida.

O segundo projeto premiado foi na categoria Mobilidade e Acessibilidade com o desenvolvimento do projeto de Prótese de Joelho Eletrônico. Com a utilização de tecnologia nacional visa-se diminuir o custo de uma prótese de joelho eletrônico e também aumentar o controle através do processamento em tempo real dos dados provenientes dos músculos da perna (EMG) e da análise da fase da marcha do paciente (acelerometria). Assim, esse projeto tem como finalidade permitir a locomoção e movimentação do usuário de uma forma tão boa quanto a de uma pessoa sem deficiência.

OBJETIVO - O Polo de Tecnologia em Saúde, denominado de Recipolis, é conhecido como um centro de inovação tecnológica na área de saúde do Nordeste, cuja sede será no campus da UFPE. O Recipolis procura fomentar iniciativas para o desenvolvimento de estudos científicos e produção de equipamentos médicos hospitalares no estado de Pernambuco e região, com o auxílio de investimentos públicos e privados. O objetivo do Recipolis é atrair empresas que possam financiar os projetos realizados por alunos e educadores, sendo uma opção para aproximar o governo, universidade e empresas, promovendo uma regionalização do Complexo Industrial de Saúde.

A maratona de inovação Innovathon 2017 foi uma jornada com a finalidade de promover o empreendedorismo com palestras, debates, desenvolvimento de modelos de negócios, competição e premiação de projetos. Os participantes desenvolveram ideias e projetos voltados para área de pessoas com deficiência visual, motora e cognitiva, visando processos de auxílio ou de reabilitação, onde o tema central foi a Inovação e Inclusão Social de Pessoas com Deficiência.

Mais informações
Professor Marco Aurélio Benedetti Rodrigues
Departamento de Eletrônica e Sistemas
(81) 2126.7786
benedetti@ufpe.br

Data da última modificação: 06/09/2017, 18:06

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização