Departamento de Psicologia

Notícias Notícias

Voltar

Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação da UFPE promove palestras em comemoração aos 21 anos da Lei Libras

O evento é realizado no Auditório Professor Paulo Rosas, que fica na sede da Adufepe

O Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove na segunda-feira (24), em diferentes horários ao longo do dia, uma série de palestras em comemoração aos 21 anos da chamada Lei Libras (Lei nº. 10.436/2002). O evento é realizado no Auditório Professor Paulo Rosas, que fica na sede da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), localizada próximo à Biblioteca Central.

O DPSIE conta com a parceria do Grupo de Pesquisa de Instrução de Primeira Língua e Segunda Língua (GPIL1L2), da Associação de Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Pernambuco (Atilspe) e do Instituto de Educação e Ensino de Libras de Natal (IEEL). A organização do evento oferece certificado de participação (4 horas).

Professor de Libras do DPSIE, que faz parte do Centro de Educação (CE), José Arnor destaca a importância da Lei Libras, as principais mudanças que ocorreram no Brasil nos últimos anos e sobre os desafios para o futuro, junto com a professora Ana Regina Souza e Campello, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

“Desde a promulgação da Lei Libras, sancionada em 2002, como reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda no País, vários avanços foram feitos em alguns aspectos, como a contratação de intérpretes nas escolas públicas e universidades. Mas os postos de saúde, hospitais e vários órgãos do governo carecem de intérpretes para intermediar a comunicação da população surda quando essas pessoas procuram atendimentos básicos”, ressalta a dupla.

“Os concursos públicos carecem de tradução da prova em Libras como manda a Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015). Não há acessibilidade nos órgãos de segurança pública para oferecer atendimento em casos de violência doméstica, sexual, entre outros. As pessoas surdas estão sujeitas ao sofrimento por falta de acessibilidade comunicacional e atitudinal. No setor privado, não se interessam em contratar pessoas surdas pela inabilidade de entender a primeira língua delas (Libras), assim desrespeitando o artigo 93 da Lei nº 8.213/1991, e preferem contratar pessoas com deficiência que tenham o mesmo domínio da língua nacional (o português). Há muita coisa a ser feita”, avalia a dupla.

Sobre os desafios a serem enfrentados pelo Brasil nesta área, os professores comentam: “Que o governo atual nos seus quatro anos de gestão tenha o mínimo de conscientização e respeito com as pessoas surdas, dando oportunidade e metas para que elas possam atingir a igualdade, equidade e paridade social e educacional. Que a população tenha a consciência de saber se comunicar com a primeira língua da comunidade surda, é muito importante, como pede a política da inclusão. Que os profissionais e professores estudem para ser proficientes e fluentes em Libras, para poderem estreitar os laços, interagir, trocar ideias, aprender e ensinar, compartilhar a vida sem intermediação de intérpretes”.

Programação

10h30 – O papel do intérprete e tradutor surdo, com Alessandro Vasconcelos

11h – O movimento associativo de TILS e GI e a importância de uma consciência política, com Rogerio Santos

11h30 – O papel da Nace da UFPE diante da acessibilidade comunicacional dos surdos, com Jaqueline Silva

14h – A inserção da Lei Libras na Lei Educação Bilíngue aos Jovens e Adultos Surdos, com Daniel Junqueira

15h – A Lei Libras e Lei de Educação Bilíngue nas comunidades surdas e indígenas, com Ana Regina Campello

Mais informações
Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação
(81) 2126.8323

dpsie.ce@ufpe.br 

Data da última modificação: 20/04/2023, 14:58

Contato Contato

Departamento de Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8270
Coordenação da Graduação em Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone 81 2126-8730
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Fone 81 2126-8731
Pós Graduação em Psicologia

7º andar - CFCH

Fone: 81 2126-8271
Pós Graduação em Psicologia Cognitiva

8º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8272

Localização Localização