Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Professor Iain Stewart ensina regras de comunicação para cientistas

Explicar para profissionais e estudantes das Ciências Ambientais como é possível comunicar para o público em geral importantes questões da Geologia é o que o diretor do Sustainable Earth Institute da Universidade do Plymouth (Reino Unido), professor Iain Stewart, está fazendo no curso sobre geocomunicação.

Stewart focou na comunicação entre cientista e público em geral

Stewart focou na comunicação entre cientista e público em geral

Explicar para profissionais e estudantes das Ciências Ambientais como é possível comunicar para o público em geral importantes questões da Geologia é o que o diretor do Sustainable Earth Institute da Universidade do Plymouth (Reino Unido), professor Iain Stewart, está fazendo no curso sobre geocomunicação. As aulas começaram ontem (16) e vão até amanhã (18), no auditório da Representação Regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Nordeste, na Cidade Universitária.

 

“A emoção é um dos pontos chaves para captar a atenção do público sobre as ciências”, afirmou o professor, que é internacionalmente conhecido por apresentar documentários da BBC sobre Geologia. De acordo com ele, o estudo das rochas, um dos interesses da Geologia, pode parecer um assunto tedioso, mas é essencial para a vida humana e essa relação com a história da vida humana é exatamente o que facilita a comunicação sobre o assunto.

Iain Stewart destacou pontos fundamentais para o cientista que deseja se comunicar com um público amplo. “Seja um bom contador de histórias; simplifique; as pessoas estão interessadas em pessoas; o apresentador precisa da empatia do público, precisa se colocar na história; acenda a imaginação do público; empolgue-o; proporcione entretenimento.” Todas as lições foram seguidas de apresentações de seus trabalhos audiovisuais, o que, como ele ensina, apreendeu ainda mais a atenção dos presentes.

Organizado pelo professor visitante do Departamento de Geologia da UFPE Haydon Mort, com o apoio da professora Lucila Borges, docente do mesmo departamento da Universidade, o curso conta com tradução simultânea e despertou grande interesse de profissionais e alunos da área. “Essas aulas vão ajudar muito para que eu possa me comunicar melhor com pessoas que não sejam da área e até para apresentar trabalhos”, comentou o estudante da UFRN Áureo Neto.

O reitor Anísio Brasileiro prestigiou a abertura do curso, na manhã de ontem (16), e destacou a importância da iniciativa. “É com muita satisfação que recebemos o senhor aqui. Esse curso mostra o esforço da UFPE em fortalecer a cooperação internacional em áreas estratégicas do conhecimento”, finalizou.

Mais informações
Professor Haydon Mort
haydon@ufpe.br

Data da última modificação: 06/07/2016, 10:44
Autor da Notícia

Autor da Notícia