Sobre Sobre

Criado em 1954, com a denominação de Instituto de Micologia  pelo Conselho Universitário, por proposta do Prof. Augusto Chaves Batista, que o dirigiu até 30 de novembro de 1967, data de seu falecimento, instalou-se no antigo casarão nº 347, da Av. Conselheiro Rosa e Silva - Aflitos, onde se desenvolveram pesquisas sobre a microbiologia dos solos brasileiros, em convênios com o Ministério da Agricultura, Ministério das Minas e Energia, SUDENE, Instituto do Açúcar do Álcool e com os Governos dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Amazonas. Essas pesquisas envolviam cerca de uma centena de funcionários (pesquisadores, técnicos e pessoal administrativo), quase todos mantidos com verba dos convênios. Nos anos de 1966 e 1967, sob os auspícios do Departamento de Recursos Humanos da SUDENE e com o apoio do CNPq, criou-se no Instituto de Micologia o I Curso de Mestrado em Microbiologia dos Solos.

Em 1970, transferiu-se para a Av. Prof. Artur de Sá, S/N - Cidade Universitária, num prédio cuja construção, financiada pelo BID, teve início ainda na gestão do Prof. Chaves Batista, quando passou a denominar-se Departamento de Micologia.

Em 21 de novembro de 1991, passou a ocupar sua atual sede, construída na gestão do Reitor Dr. Edinaldo Lemos Bastos onde funciona, até esta data, na Rua Prof. Nelson Chaves, S/N - Cidade Universitária.

Criado com a finalidade de desenvolver atividades de pesquisas no campo da Micologia como uma das instituições especializadas da antiga Universidade do Recife, o atual Departamento de Micologia da UFPE funciona como uma unidade de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão e é tida pelos micologistas como uma instituição singular e de referência pelo seu perfil multidisciplinar e por suas pesquisas no campo da ciência micológica.