Pesquisa Pesquisa

ADRIANA FALANGOLA BENJAMIN BEZERRA ( afalangola@uol.com.br)

Professora doutora no Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde, Economia da Saúde, Avaliação em Saúde, Envelhecimento Populacional. Coordena o Grupo de Pesquisa em Economia Política da Saúde - CNPq/UFPE. Membro do Comitê Estadual de Economia da Saúde. Possui doutorado em Nutrição , com concentração na área de Saúde Pública, pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), especialista em Saúde Pública (sanitarista), Planejamento, Ensino Aprendizagem e em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1984).

Linhas de pesquisa: Avaliação em Saúde; Envelhecimento Populacional; Econômia Política da Saúde; Política, Planejamento e Gestão; Política, Planejamento e Gestão; Avaliação em Saúde.

ADRIANA PAULA DE ANDRADE DA COSTA E SILVA ( adri.odontolegal@gmail.com)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), graduação em Direito pela Faculdade Integrada do Recife (2009),mestrado em Deontologia e Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo -USP (2001) e doutorado em Diagnóstico oral, sub-área Radiologia, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo -USP (2003). Atualmente é Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Medicina Social - CCS, da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Deontologia, Odontologia Legal e Bioética, na Fisioterapia, com ênfase na Ética e Deontologia, e na Medicina, com ênfase em Saude, Estado, Sociedade e Medicina Legal.

.Linhas de pesquisa: Deontologia e Odontologia Legal; Direito Privado; Bioética; Saude e sociedade; Medicina Legal e Deontologia..

ALBANITA GOMES DA COSTA DE CEBALLOS ( albanitagcceballos@gmail.com / albanitagomes@msn.com)

Professora Adjunta. Chefe do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco. Membro permanente do Programa de Pós Graduação Integrado em Saúde Coletiva (PPGISC/UFPE). Doutora em Saúde Pública na área de Epidemiologia (ISC/UFBA). Experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Epidemiologia. , atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Epidemiologia, Saúde do trabalhador.

Linhas de pesquisa: Epidemiologia; Saúde Coletiva; Fonoaudiologia..

ANA BERNARDA LUDERMIR ( abl@ufpe.br)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Epidemiologia pela Universidade de Londres (1991), doutorado em Epidemiologia pela Universidade de Londres (1998) e pós - doutorado pela Universidade de Bristol (2009). É professora associada da Universidade Federal de Pernambuco e vice coordenadora do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. Coordenou o mesmo programa durante quatro anos (2000 a 2003 e 2010). Integrou a comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e presidiu o VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia (2004). Orientou/orienta 28 trabalhos de pós-graduação e 6 de Iniciação Científica. Desde 2011 assumiu a orientação de alunos de doutorado. Coordena o estudo de coorte Consequências da violência cometida por parceiro íntimo durante a gravidez, no pós-parto e nos últimos sete anos para a saúde da mulher e para o desenvolvimento psicossocial da criança fruto da gestação que ocorreu entre 2005 e 2006 que agrega pesquisadores da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco, da Academic Unit of Psychiatry e do Centre for Child and Adolescent Health, ambos da Universidade de Bristol. Tem participado como consultora ad hoc de várias agências de fomento e de periódicos nacionais e internacionais. Coordena o Grupo de Pesquisa Qualidade de vida e saúde . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, desigualdades socioeconômicas e violência contra a mulher.

.

Linhas de pesquisa:Informação em Saúde; Saúde Mental , formação e o processo de trabalho do médico; Violência de Gênero e Saúde; Determinantes sociais, econômicos e culturais do processo saúde-doença mental; Farmacoepidemiologia; Trabalho infantil; Determinantes sociais, econômicos e culturais do processo saúde-doença; Informação em Saúde; Determinantes sociais, econômicos e culturais do processo saúde-doença.

ANA PAULA DE OLIVEIRA MARQUES ( marquesap@hotmail.com)

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é chefe de departamento - Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiologia, técnica, pericárdio bovino, solução cardioplegica e bioprosthesis.

.Linhas de  pesquisa: Biomateriais; Genética; Proteção miocárdica..

BERNADETE PEREZ COELHO ( bernadeteperez@uol.com.br)

Possui Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (2006/2011). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Modelos de atenção e gestão..

Áreas de Atuação: Saúde Coletiva; Medicina; Atenção Básica..

FRANCISCO ATANAZIO DE MORAIS NETO ( franciscoatanasio@yahoo.com.br)

HELOISA MARIA MENDONÇA DE MORAIS ( heloisa@nlink.com.br)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Residência Médica em Infectologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP/SP (1974), Mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade de São Paulo (1982), Curso de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1976), Especialização em Política, Planejamento e Administração de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas /RJ (1983) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, SP (2002). Atualmente é Professora Associada IV do Depto. de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco. Seus trabalhos acadêmicos se realizam na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política de Saúde; Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde. Entre 2003 e 2007 foi Diretora-superintendente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco..

Linhas de  pesquisa: Tendências da política nacional de saúde; Modelos e métodos de gestão nas organizações de saúde; Avaliação de sistemas, serviços e instituições de saúde; Reformulação do Sistema Brasileiro de Planejamento no Campo da Saúde; Análise Comparativa das Vertentes do Planejamento Estratégico..

HORACIO MARIO FITTIPALDI JUNIOR ( horaciofittipaldi@globo.com)

IVONEIDE MARIA DE MELO ZIMMERMANN ( neidemz@hotmail.com)

MARCIA CARRERA CAMPOS LEAL ( marciacarrera@hotmail.com)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Endodontia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade de Pernambuco (2001). Atualmente é professora Associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia, Coordenadora do Núcleo de Atenção ao Idoso - NAI/UFPE e Vice-Líder do grupo de pesquisa Saúde do Idoso. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontogeriatria e Odontologia Legal, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, gerontologia, saúde coletiva, odontologia e violência.

.Linhas de pesquisa: Odontologia Preventiva e Social / Saúde Coletiva;  Gerontologia; Coordenadora de Atividades Docentes.

MARIA BEATRIZ LISBOA GUIMARÃES ( mblguima@hotmail.com)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-graduação Integrado em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. É vice-líder do grupo de pesquisa do CNPq Saúde Integrativa - PNPICS da UFPE e membro dos grupos Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos e Práticas Complementares e Integrativas, sediado na Universidade Federal Fluminense, e do Núcleo sobre Epistemologias do Sul Global, da UFPE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado à saúde das pessoas, estratégias de enfrentamento dos processos de saúde-doença, redes de apoio social, teorias sociológicas e antropológicas da religião, campo religioso brasileiro, condições de vida das classes populares, terapia comunitária, subjetividade, intuição na clínica, promoção da saúde, entre outras.

Linhas de pesquisa: Memória da Saúde Pública no Brasil; Educação, Saúde e Cidadania; Nova Consciência Religiosa; arquivos e documentações..

MARIA DO SOCORRO VELOSO DE ALBUQUERQUE ( soveloso@oi.com.br)

Doutora em Saúde Pública (Centro de Pesquisa Aggeu Magalhaes/FIOCRUZ/2011), Mestre em Serviço Social/UFPE/2000. Experiência na Gestão em Saúde (Diretora de planejamento em Saúde da SMS do Recife (2003/2006). Especialista em Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento em saúde, informação para a gestão, política de saúde, participação social. Atualmente é ativo permanente, Assistente Social Sanitarista do Departamento de Medicina Social/Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, coordenadora do Internato II em Saúde Coletiva do Curso de Medicina da UFPE...

Áreas de Atuação: Informações Em Saúde; Serviço Social  Aplicado; Saúde Coletiva.

MARIA LUIZA CARVALHO DE LIMA ( luiza@cpqam.fiocruz.br)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz/RJ (2003) e Pós doutorado na Universidade de Québec em Montreal, Canadá. Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e coordena o Laboratório de Estudos em Violência e Saúde. Professora adjunto nível III da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: violência interpessoal com ênfase nos homicídios e violência contra criança e adolescente, estudo da mortalidade por causas externas e acidentes de trânsito.

.Áreas de atuação: Epidemiologia da Violênicia e Saúde e dos Acidentes de Trânsito; Avaliação de Política e Programas na Área de Violência e Acidentes de Trânsito;  Saúde Pública; Saúde Coletiva; Violência e Saúde.

MIRCIA BETANIA COSTA E SILVA ( mirciabetania@hotmail.com)

Possui graduação em Farmácia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Saúde Pública (2003), pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/FIOCRUZ-Recife) e Doutorado em Saúde Pública (2010), pelo programa Interinstitucional CPqAM/ENSP/IFF-FIOCRUZ. Atuou como sanitarista na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (2008-2011); como docente de Graduação no Deptº de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amazonas (2004-2005) e também na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2005-2008); como docente e orientadora em Cursos de Especialização do Instituto de Pesquisas Leônidas e Maria Deane - ILMD/FIOCRUZ-Manaus (2007-2009); e participou do Grupo de Pesquisa do Projeto "Abordagem Ecossistêmica para o Desenvolvimento de Indicadores e Cenários de Sustentabilidade Ambiental e de Saúde na Cidade de Manaus/AM" naquela mesma instituição. Recentemente, trabalhou como colaboradora no Programa SANAR (Enfrentamento das Doenças Negligenciadas) da Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco (2011). Atualmente, é professora adjunta do Dept de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde (CCS) dda Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Política de Saúde, além de Saúde Ambiental e do Trabalho, atuando principalmente nos temas: Abordagem Ecossistêmica em Saúde, Gestão Participativa, Planejamento em Saúde e Avaliação em Saúde.

.Áreas de Atuação: Abordagem ecossistêmica em saúde; saúde ambiental e do trabalho; gestão de sistemas e serviços de saúde.

NILCEMA FIGUEIREDO ( nilcema@uol.com.br)

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco / Universidade de Pernambuco- FOP/UPE (1996), Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva - UPE (2001), Mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva FOP/UPE (2004) e Doutorado em Odontologia em Saúde Coletiva FOP/UPE (2008). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ter ocupado cargos de gestão em saúde, como a coordenadoria política de saúde bucal dos municípios de Moreno (2000-2002) e Recife (2001-2008) em Pernambuco. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Política e ações em saude bucal coletiva, avaliação em saúde, vigilância em saúde bucal, modelo de atenção em saúde bucal: Programa de Saúde da Família, Centro de Especialidades Odontológicas, Serviços Odontológicos de Urgência..

Áreas de atuação: Saúde Pública;  Saude Bucal Coletiva; Odontologia Social e Preventiva.

OSCAR BANDEIRA COUTINHO NETO ( oscarcoutinho@uol.com.br)

PALOMA RODRIGUES GENU ( paloma_genu@uol.com.br)

PETRONIO JOSE DE LIMA MARTELLI ( petroniocarla@uol.com.br)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1988) especialização em saúde pública pela ENSP/FIOCRUZ (1990), mestrado em Saúde Pública pelo CPqAM/FIOCRUZ (2001) e doutorado em saúde pública também pelo CPqAM/FIOCRUZ (2010). Professor-pesquisador do Departamento de Saúde Coletiva do CPqAM/FIOCRUZ no período 2001 a 2011 e professor do curso de Odontologia da Associação Caruaruense de Ensino Superior de 1998 a 2011. Desde 2011 é professor adjunto do depto de medicina social da UFPE e desde 2013 docente permanente do PPGISC. Atua na área de políticas públicas de saúde e gestão da saúde pública e do ensino superior com ênfase em saúde bucal coletiva. Tem experiência de gestão em deptos odontológicos de sindicatos, secretaria municipal de saúde de São Paulo, graduação em odontologia, pós-graduação em saúde pública e gestão de sistemas de saúde, Pró-Saúde, projetos de pesquisas, assessoria da coordenação nacional de saúde bucal e conselheiro estadual/municipal de saúde.

Áreas de Atuação: Saúde Pública;  Saúde Coletiva; Odontologia Social e Preventiva/Especialidade: Saúde Bucal Coletiva.

RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA ( moreirars@cpqam.fiocruz.br)

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (2001), especialização em Odontologia em Saúde Coletiva (UFG - 2003), mestrado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp (2005) e mestrado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2009). Concluiu doutorado em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), área de concentração em Epidemiologia (2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, saúde do idoso, gerontologia, saúde bucal coletiva, epidemiologia, bioestatística e análise espacial em saúde - geoprocessamento. Atua como Pesquisador em Saúde Pública no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz (CPqAM - Fiocruz)

Linhas de pesquisa: Saúde bucal do idoso. Promoção de Saúde;Epidemiologia da terceira idade; Epidemiologia em Saúde Bucal Coletiva;Geoprocessamento e Saúde; Bioestatística e Estatísticas de Saúde;Promoção da Saúde;Violência e Saúde;Saúde Indígena;Saúde Bucal Coletiva;Epidemiologia; Gerontologia..

RODRIGO CARIRI CHALEGRE DE ALMEIDArodrigocariri@yahoo.com.br)

Médico pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2003). Mestre em Saúde Coletiva PPGISC/UFPE, Prof. Assist. UFPE - Depto. Medicina Social. Coordenador do Curso de Medicina UFPE/CAA Caruaru..

Área de Atuação: Medicina de Família e Comunidade; Educação na Saúde; Administração de Sistemas Educacionais;  Saúde Coletiva; Sociologia da Saúde.

ROGERIO DUBOSSELARD ZIMMERMANNrdzlegal@uol.com.br)

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernamuco (UFPE) em 1985. Professor do Departamento de Medicina Social (DMS) desde 1991, onde ministra as disciplinas de Odontologia Legal, Ética Profissional e Bioética para os cursos da área da saúde. Possui mestrado em Endodontia pela UFPE (1997) e doutorado em Odontologia Legal e Deontologia, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - SP (2002). Ex-professor da Faculdade ASCES (2001 A 2010). Foi chefe do DMS de 96 a 2000. Coordenaou a Pós-Graduação em Saúde (2003 A 2010), o Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Curso em Saúde (2004 a 2010) e o Comitê Científico (2009 e 2010) todos da Faculdade ASCES. Tem experiência na área de Deontologia e Odontologia Legal, atuando especialmente em Perícias Cíveis, atuando ainda em identificação humana, odontologia legal, conselhos de fiscalização profissional e legislação em saúde. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Saúde do Idoso que tem como linhas de pesquisa:Epidemiologia do Envelhecimento, Planejamento e gestão dos serviços de atenção à saúde do idoso, Saúde Pública e Envelhecimento..

Área: de atuação: Ciências da Saúde; Odontologia e Deontologia; Biossegurança.

SERGIO SOUZA DA CUNHA ( cunhatmt@hotmail.com)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1986), mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia-Instituto de Saúde Coletiva (1996) e doutorado pleno em Epidemiologia - London School of Hygiene and Tropical Medicine (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em pesquisa na área de epidemiologia, principalmente nos temas: doenças infecciosas e doenças respiratórias em crianças.

Área de atuação:  Epidemiologia..

SOLANGE LAURENTINO DOS SANTOSsolaurentino@hotmail.com)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Doutora em Saúde Pública (2009) e Mestre em Saúde Pública (2003) pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/CPqAM da Fundação Oswaldo Cruz pelo qual recebeu menção honrosa no Premio em Ciência e Tecnologia do SUS 2003. Cursou especialialização em Odontopediatria (1998) e Morfologia (2000) na UFPE. Atualmente é Professora Adjunta do Depto. de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco Membro Permanente dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGISC) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Tem experiência em Saúde Coletiva atuando nos seguintes temas: Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Avaliação de Programas, Saúde e Ambiente com ênfase em Abordagem Ecossistêmica em Saúde Humana e, Odontologia Preventiva.

Áreas de Atuação: Saúde Coletiva; Saúde Pública; Epidemiologia; Odontopediatria.

THÁLIA VELHO BARRETO ( thaliabarreto@hotmail.com)

 VITOR HUGO LIMA BARRETO ( barretovitor@hotmail.com)