Internato Internato

Internato Saúde Coletiva

A constatação dos limites da formação do profissional de saúde e, em particular, da formação médica para responder às mudanças em processo no âmbito do Sistema Único de Saúde, vem impulsionando processos de reformas curriculares, amparadas em todo o Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/MEC (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 ) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (MEC 2001). Por esses instrumentos normativos, além das áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria, historicamente consideradas essenciais à formação médica, a Saúde Coletiva passa a fazer parte do internato do Curso Médico, refletindo no espaço da formação acadêmica os avanços na concepção do processo saúde-doença e no compromisso social do aparelho formador.

Desde o ano de 2003, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE vem implantando a reforma curricular do curso médico, dando início em 18/04/05, à primeira turma do internato em Saúde Coletiva no denominado “currículo de transição”.

Nessa direção, o internato em Saúde Coletiva tem como imagem-objetivo: Transformar a prática educacional pela inserção dos alunos na rede pública de serviços de saúde, garantindo a interação entre os gestores do sistema da educação superior e do SUS; incorporar, na formação médica, a abordagem do processo saúde-doença, da promoção da saúde e das tecnologias de prevenção, diagnóstica e terapêutica, em todos os níveis de atenção do sistema; propiciar ao interno a construção de uma vivência crítica do processo de operacionalização da política de saúde, contextualizada em todos os níveis de atenção, considerando a prática médica nos campos da gestão e da assistência em saúde; fortalecer o sistema de saúde, assegurando a qualidade técnica da atenção e do processo de ensino-aprendizagem.

ISC I

Internato em Saúde Coletiva I

O internato I deve propiciar ao aluno a compreensão da estratégia de Saúde da Família na estruturação da atenção básica no município. Para tanto, o aluno deve vivenciar a dinâmica de organização e funcionamento da Unidade Saúde da Família/USF e participar das atividades de atenção à saúde desenvolvidas pela equipe do Programa Saúde da Família /PSF.

 

ISC II

Internato em Saúde Coletiva II

O Internato II deve propiciar ao interno vivenciar e construir uma visão crítica sobre os sistemas locais de saúde e o processo de organização da atenção à saúde do ponto de vista da gestão da assistência e da vigilância em saúde. Para assegurar uma melhor compreensão sobre a organização e funcionamento dos sistemas locais (municipais) estão sendo adotadas duas estratégias:

Estratégia 1 - Atividades a serem desempenhadas no território do Recife, sobretudo nos sistemas municipal e/ou estadual;

Estratégia 2 - Atividades a serem desempenhadas em municípios de médio porte, com um bom nível estruturação dos sistemas de saúde, priorizando-se municípios situados na Região Metropolitana.

 

Síntese das atividades do Internato em Saúde Coletiva I e II - DMS

Acolhimento, Encaminhamento e Avaliações no Internato em Saúde Coletiva II

O acolhimento no Internato em Saúde Coletiva II, acontecerá sempre no 1º. dia útil de cada mês, no Departamento de Medicina Social, às 08:00 horas, na sala nº. 05 do departamento, com a Profa. Dra. Socorro Veloso, coordenadora do ISCII. O Acolhimento no local de estágio, acontecerá sempre no 2º. dia útil, através de nosso encaminhamento para as unidades. As avaliações serão realizadas no meio e no último dia útil do mês de estágio, conforme nosso cronograma de atividades que será entregue no dia do acolhimento, com as demais orientações.

Obs.: Pedimos pontualidade para que as nossas atividades não sejam prejudicadas e qualquer alteração nos procedimentos informados acima, será informada via e-mail (cadastro da turma).

Disponibilidade e Distribuição de Vagas no Internato em Saúde Coletiva II

As turmas que ingressam no Internato em Saúde Coletiva II (ISCII), por um péríodo de 02 meses, devem mandar com 15 dias de antecedência para ufpe_medsocial@yahoo.com.br a distribuição de sua turma em subgrupos, para que a mesma possa rodar nos dois meses em nossa área sem problemas. 

Ex.: Turma 121A - 14 alunos

121A/1 - 07 alunos em SET/12

121A/2 - 07 alunos em OUT/12

 

Ficha de distribuição dos alunos por turma

Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório - Modelo 01

 

Segue abaixo os locais de estágio disponíveis:

CABO - Indisponível.

BR 101 – Centro do Cabo, s/n. Fone: 3521-6767 / 3524-9237 - Responsável: Sra. Roberto Vieira.

 

JABOATÃO DOS GUARARAPES - 02 vagas para as duas turmas.

Secretaria de Saúde - Av. Barreto de Menezes, s/n, Prazeres - Jaboatão dos Guararapes (Na frente da prefeitura). Fone: 3476-9904 - Responsável: Sra.Camila Sihler

 

SAUDE MENTAL - 02 vagas para as duas turmas.

Distrito Sanitário V – Rua Prof. Augusto Wanderley Filho, 101 – Afogados. Fone: 3355-2254 - Responsável: Sra. Christiane Souza.

 

NEPI - 02 vagas para as duas turmas.

Térreo do Hospital das Clínicas. Fone: 2126-3665 - Responsável: Sra. Rossana Barros de Oliveira. (15 dias);

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman","serif";}

Gerência de Vigilância Epidemilógica da Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde do Recife.Rua Major Codeceira, n° 194 - Santo Amaro. Telefone: 3355-2051 / 2053. Responsável: Sra. Amanda Cabral. (15 dias)

 

COMPLEXO REGULATÓRIO - 04 vagas para as duas turmas.

A Sede fica na GCIES que se encontra no prédio da GPCA, na Rua Mário Melo, após o supermercado RM e perto da Guarda Municipal,

na placa do SUS (Junta Médica). Fone: 3355-7420/7321 - Responsável: Sra. Gerda Rodrigues/Paloma.

 

OLINDA - 04 vagas para as duas turmas.

Av. Getúlio Vargas, nº. 318, Carmo – Olinda. Junto a Praça 12 de Março. Fone: 3439-5231- Responsável: Sra. Schirley Cristina.

 

Obs.: As 14 vagas devem ser distribuidas entre as duas turmas, de forma que todos os locais de estágio tenham pelo menos 01 aluno.

 

DOCUMENTOS DO ISCII

FICHA DE AVALIAÇÃO ISCI e ISCII

BOLETIM DE FREQÜENCIA ISC I E II

ORIENTAÇÃO RELATÓRIO FINAL ISC I e II

 

INTERNATO ISCII TEXTOS DE APOIO

ROTEIRO DE CAMPO ISCII

OLINDA - Análise do pactoDescentralização e Municipalizacao em Juazeiro do Norte - relato.

NEPI - Os núcleos de epidemiologia e Vigilância epidemiológica em ambito hospitalar.

SAUDE MENTAL - A reforma psiquiátrica no Brasil e Saúde mental no Programa Saúde da Família.

COMPLEXO REGULATÓRIO/SAMU - O difícil acesso aos serviços de média complexidadeA regulação assistencial e a produção
do cuidado
 e A regulação pública da saúde no Brasil.

JABOATÃO DOS GUARARAPES - Plano de atividadesO SUS no seu município e O SUS necessário e o SUS possivel: estratégia de gestão.