I Encontro Brasileiro de Fonoaudiologia Educacional debate perspectivas atuais

O evento teve por finalidade discutir esta área, que faz uma interface entre a Fonoaudiologia e a Educação

O I Encontro Brasileiro de Fonoaudiologia Educacional ocorreu na sexta-feira (2) e no sábado (3) no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, no Campus Recife. O evento também marcou a início do ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da UFPE. A abertura do encontro contou com participação do reitor Anísio Brasileiro.

Foto: Fabson Gabriel

Evento reuniu fonoaudiólogos, estudantes de graduação e de pós-graduação

Com o tema “Perspectivas atuais em Fonoaudiologia Educacional”, o evento teve por finalidade discutir esta área, que faz uma interface entre a Fonoaudiologia e a Educação. A programação trouxe atividades que abordam a pesquisa e a atuação no ensino regular e na educação especial inclusiva. A primeira palestra foi ministrada pela professora Simone Capellini (Unesp/SP), com o tema “A Pesquisa na Fonoaudiologia Educacional: avanços e desafios”.

“Nós acreditamos que um evento deste tipo vai ajudar muito a avançar nesta área, tanto na pesquisa quanto na atuação. Nós temos vários profissionais dos serviços de escolas públicas e particulares do Recife inscritos no evento, então, acredito que vamos contribuir também com essa missão da universidade de levar o conhecimento à sociedade”, disse a professora Bianca Queiroga, que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da UFPE.

O reitor Anísio Brasileiro destacou que a Fonoaudiologia Educacional é uma área de conhecimento em pleno fortalecimento acadêmico. Além disso, ressaltou “a importância social da formação de profissionais em Fonoaudiologia Educacional para ajudar as pessoas a melhor se comunicarem. A Universidade sente-se orgulhosa e apoia inteiramente as atividades da nossa Fonoaudiologia”.

O evento reuniu fonoaudiólogos, estudantes de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia, além de profissionais e estudantes de áreas afins de Pernambuco e de outros estados do país.

O encontro foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana da UFPE e pelo Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), com apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região, do Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (Lida) – Unesp/Marília, do Cefac Saúde e Educação e da Phonics Editora e Comunicação.

Data da última modificação: 07/03/2018, 09:46