Departamento de Fisioterapia

Informes Informes

Voltar

Fundada primeira liga acadêmica de Fisioterapia da UFPE

A liga está sob coordenação geral da professora Shirley Lima Campos

O Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE fundou a primeira liga acadêmica de Fisioterapia da Universidade: a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Hospitalar (LIFIH), vinculada ao Laboratório Multiusuário de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional (LInDEF) do Departamento de Fisioterapia. A cerimônia de fundação aconteceu no dia 29 de agosto, no auditório do Departamento de Fisioterapia, no Campus Recife.

Foto: Divulgação

Grupo pretende enriquecer o processo pedagógico

A LIFIH foi criada e organizada por um grupo de discentes, sob coordenação geral da professora Shirley Lima Campos, para o aprofundamento didático em temas em Fisioterapia em Terapia Intensiva e no âmbito hospitalar, destinado a enriquecer o processo pedagógico, numa perspectiva interdisciplinar e interprofissional, com abordagem prática e complementar dos temas curriculares, num contexto de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Tomaram posse os fundadores e constituintes da primeira diretoria os acadêmicos do curso de Fisioterapia da UFPE Júlio Henrique Policarpo (presidente), Alícia Cintra de Almeida (vice-presidente), Maria Luisa Martins do Amaral (secretária geral), Taylline Karolayne G. de Oliveira (tesoureira) e Anderson Brasil Xavier (diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão). A professora Shirley Lima Campos ocupa a função de orientadora.

A fundação foi conduzida pela professora Cyda Reinaux, vice-chefe do Departamento de Fisioterapia da UFPE, que, juntamente com a professora Marcia Pedrosa e o professor Diego Dantas, coordenadora e vice-coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia, respectivamente, assinaram a ata de fundação da LIFIH.

Estiveram presentes à assinatura da ata de fundação: Silano Barros, presidente do Crefito-1; Marco de Valois, diretor regional da Assobrafir/PE; professora Cinthia Vasconcelos, tesoureira da Abenfisio; professor Marcelo Guerino, representante da Proacad-UFPE; Roberta Baudel, chefe da Unidade de Atividades de Extensão da Ebserh/HC-UFPE; professora Maria do Amparo Andrade, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação da Ebserh/HC-UFPE; fisioterapeuta Anielle de Azevedo, supervisora de fisioterapia do Hospital Ilha do Leite/PE; professora Cyda Reinaux, vice-chefe do Departamento de Fisioterapia da UFPE; professora Marcia Pedrosa, coordenadora do curso de graduação em Fisioterapia da UFPE; professor Diego Dantas, vice-coordenador do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE; Pedro Afonso, suplente da Coordenação de Educação em Saúde do Diretório Acadêmico de Fisioterapia da UFPE; professor Alberto Galvão, professor decano do Departamento de Fisioterapia da UFPE.

A fundação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Hospitalar insere-se no cenário histórico e pioneiro da UFPE, cujo curso de graduação em Fisioterapia destaca-se como o terceiro mais antigo do país e o primeiro criado em instituição federal de Ensino Superior. Este ano, a Fisioterapia no Brasil completa 50 anos desde a sua regulamentação, em 13 de outubro de 1969, com a publicação do Decreto-Lei nº 938/1969.

Mais informações
Liga de Fisioterapia Intensiva e Hospitalar da UFPE
lifih.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 03/09/2019, 15:54

Contato Contato

Chefia de Departamento
Profa. Dra. Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi
(81) 2126-8490
Vice-Chefia de Departamento
Profa. Dra. Angélica da Silva Tenório
(81) 2126-8490
Clínica Escola de Fisioterapia

Coordenador: Prof. Dr. Joaquim Sérgio de Lima Neto Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Daniella Araújo de Oliveira

(81) 2126-7696
Coordenação do Curso
(81) 2126-8492
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia

https://www.ufpe.br/ppgfisioterapia

(81) 2126-8937

Localização Localização