Laboratório da UFPE apresenta trabalhos sobre energia eólica em Congresso Internacional de Engenharia Mecânica

O Laboratório de Mecânica dos Fluidos Ambiental, associado ao Departamento de Engenharia Mecânica e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), contou com cinco artigos apresentados no 24º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem). O evento foi realizado de 3 a 8 deste mês, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

A UFPE foi representada pelo mestrando Wênio Borges e pelo graduando Ciro Bezerra que, sob a orientação do professor Alex Maurício Araújo, apresentaram cinco artigos científicos inéditos de aplicações relacionadas com os estudos técnico-científicos da energia eólica no Brasil. Os artigos podem ser acessados na página do laboratório, na aba Anais de Congressos, e são resultado das pesquisas e trabalhos realizados nos últimos dois anos.

O Laboratório de Fluidos oferece atualmente possibilidades de estágios, iniciação científica (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TCC) para alunos de graduação além de temas de mestrado e doutorado no PPGEM em uma grande diversidade de tópicos de pesquisas em energia eólica. Por sua vez, o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica é o principal evento científico na área de Engenharia Mecânica na América Latina.

ESPECIALIDADE – Mecânica dos Fluidos Ambiental é o conhecimento aplicado para a resolução dos problemas cotidianos de busca da melhoria ambiental das águas e do ar originados pelos processos das atividades humanas no campo, na cidade e na indústria e sua solução ou atenuação por meio do desenvolvimento de novas tecnologias limpas associadas com a geração sustentável de energia renovável, de modo especial com a energia eólica.

Professor Alex Mauricio Araújo

ama@ufpe.br