Departamento de Engenharia Elétrica

Voltar

UFPE e Tribunal Regional Federal da 5ª Região realizam parceria em projeto de eficiência energética

Em 24 meses, devem ser realizadas tarefas em todos os estados nordestinos abrangidos pelo TRF5: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe

O projeto “Energizando a Justiça”, realizado a partir de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi lançado ontem (5) na sede do TRF5, no Recife. A parceria tem como objetivo o diagnóstico, a implementação e a avaliação de soluções em eficiência energética e inovação para a 5ª Região.

“Essa iniciativa é convergente com as melhores práticas e políticas que nós entendemos serem muito importantes para o planeta, de maneira geral, mas [também] para uma sociedade que acredita na perspectiva de desenvolvimento social sustentável”, afirmou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes. “Praticar obviamente eficiência energética é uma forma, sem sombra de dúvida, de praticar a boa política pública no sentido da cooperação e desenvolvimento de um país sustentável”, defendeu.

Fotos: Bernardo Sampaio

Projeto vai instalar sistema de medição remoto em 33 prédios da Justiça Federal

“A questão da sustentabilidade hoje é algo da mais elevada importância para a vida da humanidade”, disse o presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior. Ele também destacou o relevante papel da universidade pública para o desenvolvimento da ciência e do país: “É muito gratificante para o Tribunal [Regional Federal da 5ª Região] contar com a expertise técnica da Universidade Federal de Pernambuco”.

O professor Pedro Rosas, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE, coordenador do projeto, explicou que a iniciativa segue os pilares da inovação tecnológica, com o desenvolvimento científico e de pesquisa envolvendo professores e estudantes da Universidade, e da extensão, com aplicação do conhecimento em benefício da sociedade. “Nós, da Universidade, que temos toda uma expertise na área de eficiência energética, resolvemos desenvolver um projeto, junto com o TRF, para conseguir medir e monitorar a eficiência energética em todos os prédios do TRF5 na Região Nordeste. Então, nós vamos instalar, em 33 prédios, um sistema de medição remoto que nós desenvolvemos dentro do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE, onde conseguiremos observar como é que está sendo o consumo e como está sendo o uso da energia em cada prédio”, detalhou Rosas. 

Equipes da UFPE e do TRF reunidas no realizado na sede do TRF5

“Além disso, a gente tem trabalhado com várias opções de eficiência energética para serem aplicadas aos prédios do TRF, sempre visando um uso eficiente da energia e mais objetivo. E, terceiro, a gente está desenvolvendo um equipamento que vai permitir, no final desse projeto, que nós possamos ver em que está sendo usada a energia, de um modo simples”, completou Rosas. Outra ação importante será na educação, com treinamentos sobre eficiência energética a serem ministrados à equipe técnica do TRF. Ao todo, a parceria terá duração de 24 meses. Neste período, estão previstas tarefas em todos os estados nordestinos abrangidos pelo TRF5: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O investimento é de R$ 2 milhões.

Para o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, o projeto “Energizando a Justiça” reflete o contexto atual. A Universidade tem acompanhado o momento de transformação do planeta com a realização de ações sustentabilidade, como a implantação de usinas fotovoltaicas e a adoção de medidas de proibição de comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares nos campi. “A UFPE tem essa responsabilidade também de escolher e fazer as suas escolhas no caminho da sustentabilidade. Acho que é um aspecto fundamental de todas as estruturas que compõem não só o arcabouço público, mas privado também diante de todas essas novas realidades que nós estamos vivendo com as mudanças do clima”, ressaltou ele.

Pela UFPE, além do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo e do professor Pedro Rosas, a cerimônia de lançamento do projeto também contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; da pró-reitora de Planejamento Orçamentário e Finanças, Helen Gomes Frade; do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, professor Luiz Henrique Alves de Medeiros; e dos professores Jeydson Lopes, Douglas Contente e Herbert Leitão, do Departamento de Engenharia Elétrica, todos da equipe de desenvolvimento do projeto.

Data da última modificação: 06/04/2022, 14:55

Contato Contato

Secretaria do Departamento
(81) 2126-8256

Gestores Gestores

Profº Marcelo Cabral Cavalcanti

Chefe do Departamento

Profº Zanoni Dueire Lins

Coordenador do curso de Engenharia Elétrica

Profº Fabrício Bradaschia

Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação