Departamento de Economia

Notícias Notícias

Voltar

Campus do Agreste amplia rede de internet

A rede wifi vem sendo ampliada pelo NTI para levar cobertura a toda segunda etapa. Para isso, estão sendo finalizadas a instalação de duas centrais de aproximadamente 20 pontos de acesso a rede, como já tem sido feito na terceira etapa.

Desde o início do segundo semestre de 2018, a internet do CAA foi ampliada por meio da implantação de um link redundante do projeto REPEPE ( Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação), aumentando o link de 100Mb para 1Gb (10 vezes mais rápida), além de manter um link Backup de 200Mb, segundo Lucindo Melo, chefe do NTI agreste.

A rede wifi vem sendo ampliada pelo NTI para levar cobertura a toda segunda etapa. Para isso, estão sendo finalizadas a instalação de duas centrais de aproximadamente 20 pontos de acesso a rede, como já tem sido feito na terceira etapa. Além disso, já foi empregada a compra de 3km de fibras óptica com valor superior a 10 mil reais, para interligar todas as salas de comunicação em um anel de rede interna. Esta ação irá dar maior independência das redes nas três etapas do campus, evitando que todas deixem de operar na falha de uma delas.

De acordo com Marcelo Santos, membro da equipe do NTI, também já está em andamento, através do projeto da REPEP, que envolve a RNP, o governo do estado e empresas privadas, a instalação na UFPE de um ponto de distribuição (POA) para estruturação de uma rede metropolitana em Caruaru, com capacidade de 10gb. A chegada do POA só foi possível pelos esforços da professora Michelle Lima e da direção do Campus junto a RNP e ao Governo.

Para o professor Manoel Guedes, diretor do campus, o acréscimo atual da banda para 1Gb e posteriormente a ampliação para 10Gb, favorecerá o desenvolvimento de diversas atividades acadêmicas, como: vídeo conferências, ensino a distância (EAD), animação na rede, consultas a artigos e periódicos, entre outros.
Data da última modificação: 23/10/2018, 17:53

Contato Contato

Secretaria DECON
(81)2126-8381
Chefia do Departamento de Economia
Chefe: Prof. Gustavo Ramos Sampaio

Subchefe do Departamento de Economia: Prof. Fernando de Mendonça Dias

(81)2126-8381
Coordenação da Graduação de Economia
Coordenador: Prof. Paulo Guilherme Moreira de Melo Filho

Vice-coordenador da Graduação de Economia: Prof. Rafael da Silva Vasconcelos

(81)2126-8380
Coordenação da Pós-graduação em Economia
Coordenadora: Profa. Tatiane Almeida de Menezes

Vice-coordenador da Pós-graduação em Economia: Prof. Rafael Coutinho Costa Lima

(81)2126-8378

Localização Localização