Departamento de Ciências Farmacêuticas

Navegação Navegação

UFPE doa álcool 70% para a Polícia Científica de Pernambuco e Secretaria de Saúde de Caruaru

Foto: Anderson Lima

Professora Beate Santos (à dir.) entrega álcool à equipe da SDS

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Ciências Farmacêuticas, realizou na tarde de ontem (30) a doação de 100 litros de álcool 70% para a Polícia Científica de Pernambuco, que envolve os Institutos de Criminalística, Médico Legal e de Genética Forense, da Secretaria de Defesa Social do Estado. O produto vai ser utilizado na limpeza das mãos dos profissionais e do local de trabalho deles, bem como na área destinada ao atendimento ao público. “A polícia não pode parar. Por isso, é importante demais essa proteção”, disse a perita criminal Silene Schuler, que recebeu as doações.

“É o mínimo que a gente pode fazer”, afirmou a química e professora Beate Saegesser Santos, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE. “A gente tem que apoiar uns aos outros. Esse é um papel que temos enquanto sociedade”, completou. Ainda na segunda-feira, mas pela manhã, o Departamento de Farmácia realizou a doação de 500 litros de álcool 70% para a Secretaria de Saúde de Caruaru, que irá distribuir o produto junto à rede hospitalar do município.

A produção de álcool 70% em média escala é uma iniciativa da UFPE no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O item é produzido a partir do uso de álcool anidro doado por usinas e empresas, e tem como destino principal o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade. A manipulação do produto é realizada pela Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade, laboratórios do Departamento de Energia Nuclear (DEN) e o Laboratório de Combustíveis (LAC), localizado no Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Litpeg), com o apoio de professores e técnicos de diversas áreas.

DOAÇÕES – As empresas e demais interessados em contribuir com a UFPE no combate ao novo coronavírus podem realizar a doação de água destilada e mineral, etanol e vasilhames de polipropileno ou outro plástico para o envase do álcool 70%; além do polímero carbopol 940, usado para o preparo do álcool gel, e ajudar no processo de rotulagem das embalagens. Também é possível contribuir com a doação de EPIs (máscaras, luvas, óculos, protetor facial, avental cirúrgico) e recursos financeiros, por meio das chamadas públicas do Nutes, do Lika e do Nupit

Emanuel Morais

combatecovid@ufpe.br