Departamento de Ciências Farmacêuticas

Navegação Navegação

Notícias Notícias

Voltar

Programa de extensão desenvolve índice de cobertura vacinal para os municípios pernambucanos

UFPE participa da iniciativa por meio do Departamento de Ciência Política da UFPE, sob a coordenação do professor Ernani Carvalho

Com informações do TCE-PE

A UFPE é uma das instituições parceiras em projeto de inovação que entregou um produto crucial para o Brasil pós-pandemia: um índice de cobertura vacinal. Apresentado no dia 1º deste mês, no Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a métrica é uma solução para o serviço público resultante do projeto “Novos Olhares: Desvendando a Avaliação de Políticas Públicas sob o Lócus Tecnológico” do Programa de Extensão Tecnológica para Governo/PET-GOV (Edital de Fomento nº 19/2021). O programa extensionista é política pública criada pela Usina Pernambucana de Inovação - Hub de Inovação Pública Oficial do Governo de Pernambuco (Decreto nº 49.253/2020), em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe (Lei 10.401/1989) e com o Departamento de Ciência Política da UFPE, sob a coordenação do professor Ernani Carvalho.

O TCE foi um dos quatro órgãos da administração estadual contemplada pelo programa “Novos Olhares”. Sob orientação do professor Maurício Assuero, a equipe de seis servidores do tribunal se propôs a atacar o problema da queda da cobertura de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O índice do desempenho criado pelo grupo se destina a auxiliar o cumprimento do PNI por parte dos municípios, gerando informações estratégicas sobre a vacinação na ponta, em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Vamos avaliar o comportamento da vacinação em diversas UBS de forma que será possível mensurar detalhadamente o dia a dia do processo de vacinação. Elaboramos os critérios de medição com base nos questionários que foram aplicados nas unidades, de forma que será possível avaliar e contribuir para uma radiografia dos municípios pernambucanos em relação à vacinação”, disse Assuero.

A servidora Adriana Leite, gerente de Saúde no TCE, destacou a utilidade do conteúdo didático sobre políticas públicas e inovação transmitidos ao longo do projeto. “A construção do índice foi importante e possibilitará diversas aplicações pelas equipes, entretanto, também foi de suma importância o caminho percorrido até a confecção, pois, possibilitou a solidificação de conteúdos imprescindíveis para quem está na fiscalização dessas políticas”, afirmou ela.

Data da última modificação: 20/09/2022, 14:58

Contato Contato

Secretaria
(81) 2126-8510
Coordenação da Graduação
2126-8578
Coordenação da Pós-Graduação
2126-7515
Farmácia Escola
3302-6591 / 3302-6592 / 3302-6593
Laboratório de Análises Clínicas
2126-8511 (37)

Localização Localização