Departamento de Ciências Farmacêuticas

Navegação Navegação

Notícias Notícias

Voltar

HC começa a implantar sistema de prescrição eletrônica

O procedimento é feito a partir da ferramenta de gestão hospitalar Master Tools, já amplamente difundida e utilizada no HC

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou, neste mêsde dezembro, a implantação de um sistema de prescrição eletrônica em setores da unidade. A novidade elaborada e aplicada pelo setor de Farmácia Ambulatorial, em parceria com a superintendência, visa aumentar a praticidade dos processos de emissão e recebimento de prescrições no hospital, utilizando de uma interface eletrônica já conhecida dos profissionais do HC para essa finalidade.

De acordo com o farmacêutico Valdemir Cordeiro, um dos responsáveis pela aplicação da novidade e também pela capacitação de profissionais para o seu uso, a implantação da prescrição eletrônica no HC era uma necessidade antiga e essencial para a atualização da instituição no que diz respeito aos seus processos internos.

O procedimento é feito a partir da ferramenta de gestão hospitalar Master Tools, já amplamente difundida e utilizada no HC. Toda a parte de estudos e desenvolvimento do melhor método de aplicação do processo foi realizada pelo setor de Farmácia Ambulatorial da unidade.

Para utilizar a prescrição eletrônica, os profissionais de saúde entram no sistema e selecionam o módulo de prescrição, em que eles podem acessar a padronização de medicamentos do HC e, a partir dela, adicionar informações como medicamentos e cuidados necessários e possíveis observações.

Diante desses itens, o profissional monta sua prescrição e ela é automaticamente enviada para a Farmácia Ambulatorial. “Após esse rápido intermédio digital, os farmacêuticos do HC abrem uma comanda de compensação, determinando a quantidade de medicamento a ser dispensada, que posteriormente é analisada, separada e enviada pelos técnicos do setor”, explica Valdemir, acerca do funcionamento da novidade.

O chefe do setor de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HC, Paulo Sérgio Ramos, aprovou a ferramenta e explica que o ganho em agilidade que ela trouxe é o seu maior benefício. “Antes nós fazíamos a prescrição por arquivo de texto nos computadores, em que os residentes do setor tinham que imprimir e fazer modificações diariamente, o que exigia uma logística enorme. Com a prescrição eletrônica, no momento em que se usa a plataforma digital nós já conseguimos resolver pequenos problemas e tercontato imediato com a Farmácia Ambulatorial”, pontuou.

Até agora a ferramenta já foi implantada na DIP, Psiquiatria e Nefrologia, além de estar em atual processo de implantação na UTI e em fase de capacitação da equipe para a implantação no serviço de Clínica Médica.

 

 

Data da última modificação: 21/12/2018, 16:18

Contato Contato

Secretaria
(81) 2126-8510
Coordenação da Graduação
2126-8578
Coordenação da Pós-Graduação
2126-7515
Farmácia Escola
3302-6591 / 3302-6592 / 3302-6593
Laboratório de Análises Clínicas
2126-8511 (37)

Localização Localização