Departamento de Ciências Farmacêuticas

Navegação Navegação

Notícias Notícias

Voltar

Farmácia-satélite agiliza dispensação de medicamentos com segurança no BloCO VIDa do HC

Providência importante na farmácia-satélite será a unitarização de medicamentos para facilitar a sua administração

O BloCO VIDa, local que está tratando as pessoas com a Covid-19 no Hospital das Clínicas da UFPE, conta com uma farmácia-satélite integrada para a dispensação segura de medicamentos disponíveis para a assistência rápida aos pacientes. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A farmácia setorizada está aberta 24 horas e garante a assistência farmacêutica aos pacientes internados no BloCO VIDa. Além de melhorar a logística ao facilitar o controle de estoque e agilizar a administração de medicamentos de emergência, reduz a circulação de materiais contaminados pelo hospital e possibilita o acompanhamento farmacoterapêutico que é imprescindível para esses pacientes”, explica a farmacêutica clínica da UTI Geral, Erika Barbosa, que salienta o trabalho conjunto do Setor de Farmácia do HC.

Foto: Divulgação

Farmácia setorizada ficará aberta 24 horas

“Essa ação foi possível graças ao esforço de toda a nossa equipe, em especial dos farmacêuticos que compõem a equipe de Farmácia Clínica (Alba Dimech, Carolina da Matta e Regina Meira) e dos residentes e técnicos de Farmácia que estão à frente deste processo. Destaco também o apoio da equipe Multiprofissional da UTI, que reconhece a importância do nosso trabalho”, destaca.

Outra providência importante na farmácia-satélite será a unitarização de medicamentos para facilitar a sua administração e impedir a possibilidade de contaminação. A unitarização é o fracionamento do produto para uso individual. “Isso já está acontecendo, por exemplo, com os produtos de higiene oral (ministrada nos pacientes) que vêm em volumes grandes e são transformados em kits unitários. Assim, ajudamos a não sobrecarregar a equipe de enfermagem, que precisaria fazer isso. Nossa proposta é fracionar as medicações multidoses também e realizar a adaptação dos medicamentos por sonda. Espero que consigamos, em breve, montar a estrutura necessária para esse projeto”, afirma Erika Barbosa.

Data da última modificação: 24/04/2020, 18:39

Contato Contato

Secretaria
(81) 2126-8510
Coordenação da Graduação
2126-8578
Coordenação da Pós-Graduação
2126-7515
Farmácia Escola
3302-6591 / 3302-6592 / 3302-6593
Laboratório de Análises Clínicas
2126-8511 (37)

Localização Localização