Departamento de Ciências Farmacêuticas

Navegação Navegação

Farmácia Escola da UFPE retoma manipulação de fórmulas no dia 17 deste mês, com opção de cápsulas veganas

Espaço é vinculado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFar) da Universidade

A Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade da UFPE volta a oferecer o serviço de manipulação de fórmulas para a população no dia 17 deste mês, agora com opção de cápsulas veganas. Vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFar) da Universidade, a Farmácia fica dentro do Campus Recife e também pode ser acessada pela população por um dos portões da Avenida Professor Artur de Sá (próximo ao nº 1.180 da via).

“A Farmácia Escola trabalha com a prescrição individualizada, ou seja, cada pessoa terá uma fórmula específica para ela (com forma farmacêutica específica, dosagens específicas e associações específicas). Os orçamentos poderão ser feitos pessoalmente ou pelo telefone (81) 2126.3120”, explica o farmacêutico responsável técnico pela Farmácia Escola, Allyson Esdras.

Sobre a oferta de cápsulas veganas como opção para os futuros clientes, ele diz: “Geralmente, as cápsulas são feitas com gelatina, proteína de origem animal. As Vcaps, que são as opções veganas, são feitas com hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), de origem vegetal”.

Neste retorno às atividades de manipulação, os primeiros ativos disponibilizados na Farmácia Escola são: Abacateiro (Persea gratissima), Colágeno tipo II, Cúrcuma longa, Diacereína, Garra do Diabo (Harpagophytum), Minoxidil, Omeprazol, Verisol (neutro ou sabor laranja), Vitamina D3 e UC II.

O farmacêutico Allyson Esdras pontua que outros ativos serão acrescentados aos poucos, de acordo com a demanda local. Ele também comenta sobre a utilização de alguns desses produtos: “O Minoxidil é muito utilizado por quem sofre com a queda de cabelo, é um insumo farmacêutico capaz de estimular a nutrição no folículo piloso no local em que é aplicado, estimulando o crescimento dos fios (pode ser cabeça, barba e sobrancelha). Os colágenos não desnaturados do tipo II são utilizados para lubrificação, recuperação, flexibilidade e diminuição das dores nas articulações. Omeprazol é um insumo farmacêutico para quem sofre de gastrite, refluxo, úlceras estomacais, muitas vezes é utilizado como coadjuvante para o tratamento de H. Pylori”.

A Farmácia Escola tem papel importante na formação de profissionais acadêmicos pela UFPE. Desde a reabertura após reformas, no dia 5 de abril, a equipe já vinha oferecendo aferição de pressão arterial e exames de glicemia, além de palestras sobre temas relacionados à saúde.

Instagram da Farmácia Escola
@farmaciaescolaufpe