Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

HC e UFPE integram estudo nacional que avalia custos do manejo de pacientes com Covid-19

No momento, o estudo está na fase de coleta de dados

O Hospital das Clínicas e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão participando da pesquisa “Registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com doença causada pelo SARS-COV-2 (Covid-19)” com outros 36 centros do Brasil. O estudo capitaneado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem como objetivo principal gerar informações sobre o custo real e seus determinantes no manejo de pacientes com a Covid-19. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esse estudo é um raio-x sobre todos os custos relativos à assistência do paciente com a Covid-19 que precisou ser internado. Esses dados vão nos ajudar a dimensionar o impacto provocado no sistema público de saúde e construir subsídios para o SUS realizar ajustes”, explica o gerente de Atenção à Saúde do HC, Filipe Carrilho, responsável pela pesquisa no hospital-escola.

No momento, o estudo está na fase de coleta de dados, a partir da análise dos prontuários de todas as pessoas que tiveram o teste positivo (RT-PCR) para Covid-19 e foram tratadas no HC. “Estamos avaliando todos os custos gerados com insumos (nutrição, medicação, energia elétrica, materiais médico-hospitalares etc.), com pessoal (hora de trabalho, contratação de profissionais temporários etc.), procedimentos (exames de imagem e de laboratório, hemodiálise, ventilação mecânica etc.) e equipamentos para chegar ao valor desembolsado para assistência de cada paciente e o valor geral por hospital”, explica o professor Petronio Martelli, do Departamento de Medicina Social da UFPE, que coordena o estudo na Universidade.

Petronio Martelli destaca ainda que o cenário econômico-social tornou mais difícil o enfrentamento da pandemia. “Tivemos um custo elevado e inesperado por causa do grande alcance da pandemia no Brasil impactando ainda mais um sistema público de saúde que já possui um financiamento abaixo do ideal e com restrições impostas pelo teto de gastos. Além disso, para combater a Covid-19, uma série de procedimentos, como consultas, exames, cirurgias eletivas e alguns tipos de transplantes, foram adiados gerando um outro impacto na assistência”, completa o professor.

A equipe responsável pela pesquisa é composta pelos professores da UFPE Adriana Falangola e Petrônio Martelli (da área acadêmica de Medicina Social da UFPE) e Umbelina Lagioia (do Departamento de Ciências Contábeis), os doutorandos do Programa de Gestão e Economia da Saúde da UFPE Filipe Aguiar e Juliana Nogueira (ambos profissionais do HC) e os alunos de Medicina em iniciação científica Rangner Mota e Vinícius Almeida.

Data da última modificação: 07/10/2020, 16:28

Contato Contato