Notícias Notícias

Voltar

Vice-reitor Moacyr Araújo recebe Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil

Professor destacou que trabalha em parceria com a Marinha desde 1998, em uma relação de muito respeito e solidariedade

Foto: Anderson Lima

Reitor Alfredo Gomes, o almirante André Moraes Ferreira e o vice-reitor Moacyr Araújo

O vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Moacyr Araújo, do Departamento de Oceanografia, foi homenageado hoje (7) com a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. A solenidade foi realizada na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Olinda. “Nossa relação com a Marinha do Brasil é muito antiga e ela nos dá todo o suporte para o desenvolvimento científico da pesquisa brasileira nos oceanos e, em particular, no Oceano Atlântico e na Antártica. É fundamental que a gente tenha essa relação cada vez mais fortalecida”, afirmou o professor. O reitor Alfredo Gomes prestigiou a cerimônia.

Criada em 1957, a medalha é destinada, segundo o decreto de sua criação, “a agraciar autoridades, instituições e pessoas civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos”. O vice-reitor destacou que trabalha em parceria com a Marinha desde 1998, em uma relação de muito respeito e solidariedade. “O objetivo final é o desenvolvimento científico do nosso país e o aprimoramento da nossa sociedade, que consegue perceber a importância do mar na vida de todos nós”, afirmou.

“Essa homenagem é um reconhecimento de toda uma história de vida ligada ao mar e de uma produção científica que só foi possível a partir do apoio da Marinha do Brasil: o desenvolvimento e a formação de novos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores que estão espalhados pelo Brasil e por fora do Brasil, tudo isso a partir dos cruzeiros oceanográficos que foram feitos com os navios da Marinha", frisou. Em 2019, o professor coordenou as atividades da equipe interdisciplinar do Projeto Mephysto, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Foi a primeira vez que uma universidade do Norte/Nordeste do Brasil coordenou um projeto do Proantar. 

“De uma forma muito peculiar, o professor Moacyr consegue unir a parte técnica, profissional e acadêmica com um bom relacionamento. Ele é capaz de criar pontes com várias instituições e uma dessas pontes foi com a Marinha”, disse o almirante André Moraes Ferreira, comandante do 3° Distrito Naval. “Nós temos no professor Moacyr uma pessoa de confiança, que sabemos que tem nas suas convicções o trabalho bem realizado e os projetos que desenvolvam a nossa nação e tragam benefícios ao nosso povo. Considero-o um dos principais expoentes hoje dessas ciências do mar e por isso nos orgulhamos muito de hoje estar conferindo a ele essa honra da Medalha Mérito Tamandaré”, complementou.

Data da última modificação: 07/01/2022, 16:40

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização