Notícias Notícias

Voltar

V Semana de Oceanografia da UFPE tem inscrições abertas

O evento acontece de 10 a 15 de agosto e tem como tema “Mar de óleo: um desastre ambiental no nosso quintal”

A V Semana de Oceanografia da UFPE (VSOUFPE) acontece de 10 a 15 de agosto, por meio da plataforma Zoom, com atividades iniciando sempre às 13h. As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 9 de agosto. Já para submeter trabalhos, o prazo de inscrições vai até este sábado (1º). As informações sobre preços e regras de participação, entre outras, estão disponíveis no edital. 

A edição deste ano tem como tema “Mar de óleo: um desastre ambiental no nosso quintal” e conta com minicursos, palestras e mesas redondas. Para participar dos minicursos, os interessados devem se inscrever até o dia 7 de agosto. O evento é uma realização da Mar Aberto, empresa júnior de Oceanografia da UFPE.

MAR DE ÓLEO – Pequenas manchas de óleo começaram a surgir em diversas praias na Região Nordeste no segundo semestre de 2019. No litoral pernambucano, o aparecimento foi observado no início de setembro. A partir do início de outubro, grandes manchas começaram a surgir entre os Estados de Alagoas e de Pernambuco, no município de São José da Coroa Grande, e logo em seguida foram espalhadas na direção norte do litoral pernambucano, seguindo a deriva litorânea.

Estima-se que 1.500 toneladas de petróleo (junto a outros resíduos) foram recolhidas em Pernambuco, com intensa ajuda de voluntários de limpeza. O maior desastre ambiental do país atingiu mais de 2 mil quilômetros entre o litoral das regiões Nordeste e Sudeste, sendo a primeira região a mais atingida. Após quase um ano do ocorrido, não se conhece o culpado. Visando os riscos que os ambientes marinhos estão sujeitos a desastres dessa natureza, é de suma importância o desenvolvimento de pesquisas para entender melhor o impacto e buscar formas de mitigar.

Mais informações
Instagram

soufpe.academica@gmail.com

Data da última modificação: 31/07/2020, 18:07

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização