Notícias Notícias

Voltar

UFPE marca presença em seminário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações sobre “Ciências no Mar”

Seminário acontecerá de forma on-line, de 26 a 30 de outubro, com transmissão via YouTube

Os Seminários Temáticos do Programa Ciência no Mar, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), começam hoje (26) e se estendem até a sexta-feira (30). O evento reúne especialistas de diversas regiões do país para apresentar o estado da arte da ciência brasileira, indicar as principais pesquisas nacionais e os principais desafios para a ciência e políticas públicas para a sociedade. Gratuito e aberto a todos os públicos, os seminários são transmitidos em formato de live no canal oficial do programa no YouTube. De hoje (26) até o dia 29, as apresentações ocorrerão das 14h às 15h. Já o dia 30 conta com duas apresentações: a primeira ocorre das 10h às 11h; e a segunda, das 14h às 15h.

Este ano, a UFPE conta com dois representantes no evento, o vice-reitor Moacyr Araújo e a professora Beatrice Ferreira. Juntos eles apresentam as pesquisas produzidas pela instituição. "É muito importante termos a participação de cientistas da UFPE nos Seminários Temáticos organizados pelo MCTI. Isso reflete a qualidade das nossas pesquisas e o destaque que nossa Universidade tem nas diferentes áreas do conhecimento, não apenas nas Ciências do Mar”, explica Moacyr.

A participação do vice-reitor Moacyr Araújo no evento será na quinta-feira (29), em palestra sobre o tema “Circulação Oceânica, Interação Oceano-Atmosfera e Variabilidade Climática”. A palestra ocorrerá das 14h às 15h, e terá ainda a participação de Ilana Wainer (USP) e Luciano Pezzi (Inpe).

Beatrice Ferreira participou do primeiro seminário do evento, realizada hoje (26), das 14h às 15h, e que discutiu o tema “Gestão de Riscos e Desastres”. Professora do Departamento de Oceanografia da UFPE, ela é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, com mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande e doutorado em Marine Biology pela James Cook University of North Queensland, Australia. Atua na área de Oceanografia, com ênfase nos seguintes temas: ecologia e monitoramento de recifes de coral, áreas protegidas, ecologia e dinâmica populacional de peixes, conectividade ecossistêmica e manejo pesqueiro.

Ciência no Mar é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) de gestão da ciência brasileira em águas oceânicas com duração prevista até 2030. Atualmente, reúne seis linhas temáticas: gestão de riscos e desastres; mar profundo; zona costeira e plataforma continental; circulação oceânica, interação oceano-atmosfera e variabilidade climática; tecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas e biodiversidade marinha.

As ações do programa buscam o fomento à pesquisa sobre o mar por meio de Chamadas Públicas; contínua interação com Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), Projetos Ecológicos de Longa Duração (PELD) e demais especialistas no tema, e a qualificação de uma Organização Social (OS) para apoio e coordenação das Ciências do Mar no Brasil.

Em paralelo, ações estão em implementação para tratar da questão do Brasil na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado ao mar. Além da criação e manutenção de portal que reúne informações sobre pesquisas em desenvolvimento e seus resultados e outros tipos de documentação oficial. A proposta é oferecer uma fonte de informações segura sobre a pesquisa marinha no país.

Data da última modificação: 26/10/2020, 18:00

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização