Notícias Notícias

Voltar

UFPE incentiva cursos de engenharias para participar de edital Capes-Fulbright

O edital prevê o investimento, por oito anos, de R$ 2,5 milhões

A Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos da UFPE (Proacad) reuniu na manhã da última sexta-feira (6) os coordenadores dos cursos de engenharias e diretores de centros onde há cursos dessa área na UFPE – Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), de Informática (CIn) e Acadêmico do Agreste (CAA) - para apresentar os critérios de seleção e detalhar o projeto institucional da UFPE no âmbito do Edital Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA), de n° 23/2018, lançado em parceria com a Coordenação de Apoio ao Ensino Superior (Capes) e Comissão Fulbright. O edital prevê o investimento, por oito anos, de R$ 2,5 milhões.

Ao abrir o evento, o reitor Anísio Brasileiro defendeu a necessidade de os gestores das graduações atuarem em conjunto para capitalizar essa oportunidade e “focarem na interação dos cursos com o setor produtivo, além de verificarem o que ocorre com os alunos egressos quando chegam ao mercado”. Também defensor de um esforço coletivo, o coordenador do evento, intitulado “Chamada institucional 01 para atendimento do edital Capes n° 23/2018 - projetos institucionais de modernização (PIMS) para cursos de graduação nas áreas das engenharias”, pró-reitor Paulo Goes, afirmou que “a discussão do desenvolvimento nacional passa pela engenharia e nós temos que refletir como podemos melhorar a formação dos nossos profissionais”.

Na explanação, Goes informou que a seleção dos projetos dos cursos no âmbito interno da UFPE seguirá uma etapa inicial de avaliação dos pré-projetos, feita por comissão composta pela Proacad, Propesq, Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Positiva – Diretoria de Inovação e três convidados externos à UFPE. Na etapa seguinte, uma nova comissão vai aperfeiçoar as propostas que serão apresentadas ao edital em nome da UFPE. “O coordenador do projeto no curso deverá ser o coordenador do curso, devidamente articulado com o colegiado do curso e seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), podendo esses colegiados indicarem um coordenador específico para elaboração da proposta do curso”, explica o pró-reitor.

PRAZOS – O dia 6 de agosto é a data-limite para apresentação dos pré-projetos, com a divulgação do resultado dessa primeira triagem prevista para o dia 10 de agosto. A partir de 13 de agosto será elaborado o projeto institucional, cuja submissão à Capes deverá ocorrer em 31 de agosto. Segundo Paulo Goes, é “uma proposta de modernização do curso a partir de um projeto pedagógico que envolva a transversalidade do conhecimento”.

Mais informações
Diretoria de Informação Gerencial e Infraestrutura Acadêmica
(81) 2126.7091
digi.proacad@ufpe.br

 

 

Data da última modificação: 09/07/2018, 17:56

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização