Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade se tornam parceiras na área de resíduos sólidos

Foco da cooperação será na formação de profissionais para implantar sistemas de processamento de resíduos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), firmaram na tarde de hoje (3) um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas na área de resíduos sólidos. A formalização da parceria é celebrada na data que marca os dez anos de criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que busca a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. A assinatura aconteceu na live com o tema “Gestão de resíduos em Pernambuco: cooperação para um futuro sustentável”, que contou com representantes das duas instituições e está disponível no YouTube da UFPE. 

O professor Rômulo Menezes, do Departamento de Energia Nuclear, que coordena a Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso), apresentou o projeto de gestão sustentável de resíduos sólidos da UFPE, o Projeto Coopere, que resulta em uma economia mais de R$ 1 milhão por ano. Segundo ele, a Universidade produz de 13 a 15 toneladas diárias de resíduos, o que torna sua experiência representativa da situação de mais de 90% dos municípios do Estado, de pequeno e médio porte. “Apesar dos muitos esforços, a maior parte dos resíduos ainda não é aproveitada de forma adequada. Buscamos aumentar a velocidade de implementação da política em Pernambuco”, afirmou.

A Semas é a primeira instituição parceira do projeto Coopere e a expectativa é agregar outros parceiros, com foco na formação de profissionais para implantar sistemas de processamento de resíduos. “Há uma carência na formação prática dos profissionais”, explicou o professor. A experiência da UFPE inclui pátio de compostagem, sistema de coleta seletiva solidária, biodigestor anaeróbio para produção de gás com restos de alimentos, horta experimental inteligente e usina de biodiesel de baixo custo. Também estão sendo implementados projetos de aproveitamento de resíduos da construção civil e de pesquisa em processos térmicos.

As ações produzem energia limpa e adubos orgânicos, além de gerar renda para as cooperativas de catadores. A UFPE e a Semas estão elaborando um cronograma de capacitações para dar início à formação de agentes multiplicadores. “Pernambuco tem um espaço de pesquisa fantástico dentro da UFPE, que pode contribuir muito”, afirmou o superintendente de Meio Ambiente da Semas, Bertrand Alencar, que relatou as ações dos dez anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os parceiros vão ter atuação conjunta no Fórum Estadual de Resíduos Sólidos e no programa de capacitação de gerentes e técnicos das prefeituras de Pernambuco.

“A formação de recursos humanos é o miolo desse processo”, disse o reitor Alfredo Gomes, destacando a importância da parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para o projeto caminhar junto com as municipalidades. O reitor frisou o impacto da temática da sustentabilidade que, além da preservação do patrimônio ambiental, atua também na geração de renda, emprego e oportunidades. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, José Bertotti, ressaltou que o desenvolvimento sustentável também traz economia de recursos e benefícios para a saúde pública. Alfredo Gomes e José Bertotti assinaram o documento de forma simbólica, devido ao distanciamento social.

Data da última modificação: 04/08/2020, 11:39

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização