Notícias Notícias

Voltar

UFPE e Energi Simulation renovam parceria da Cátedra Industrial de Pesquisa em Modelagem de Reservatórios e Otimização Robusta

Por meio do acordo de patrocínio, a Energi Simulation investe na UFPE, integrando academia e indústria

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Energi Simulation, fundação sem fins lucrativos sediada em Calgary (Canadá), renovaram a parceria da “Industrial Research Chair in Reservoir Modelling and Robust Optimization” (“Cátedra Industrial de Pesquisa em Modelagem de Reservatórios e Otimização Robusta”), com assinatura de novo acordo de patrocínio no dia 1º deste mês. O documento foi firmado pelo reitor Alfredo Gomes, e pelo presidente da Energi Simulation, Duke Anderson, no Recife e em Calgary.

Com foco na indústria do petróleo, a Cátedra de Pesquisa Industrial funciona no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE, no Campus Recife, e sua equipe encontra-se em operação no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE, também no Campus Recife. Por meio de um grupo multidisciplinar, composto por dez professores e 40 alunos de pós-graduação das áreas de Engenharia, Geologia, Matemática e Ciência da Computação, são desenvolvidas pesquisas, além da formação especializada para atuação na área de simulação computacional de reservatórios de petróleo.

Os estudos têm potencial para aplicação também em outras áreas. “Por exemplo, lidamos com problemas com grande quantidade de informação que advém de monitoramento das variáveis (vazões, pressões, temperaturas e concentrações) de reservatórios e poços altamente instrumentados. Para filtrar e interpretar toda essa massa de dados, desenvolvemos algoritmos baseados em inteligência artificial e deep learning que auxiliam o engenheiro a tomar decisões em tempo hábil. O campo de aplicação desses algoritmos vai muito além daquele da indústria do petróleo, desde automação e controle de plantas industriais ao desenvolvimento de aplicativos para celular”, afirmou o professor Leonardo José do Nascimento Guimarães, vinculado ao Departamento de Engenharia Civil e ao PPGEC e responsável pela cátedra (chairman) na UFPE.

Questões ligadas à preservação do meio ambiente também são consideradas nos trabalhos. “Entre elas, está o armazenamento em subsuperfície de CO², um dos principais gases responsável pelo efeito estufa, em formações geológicas porosas e/ou cavernas construídas em rochas salinas através da técnica de mineração por dissolução. Além disso, nossas pesquisas envolvendo a reativação de falhas geológicas e avaliação do impacto da reinjeção da água produzida em aquíferos salinos permitem à indústria operar com alto grau de segurança ambiental”, explicou o professor Leonardo Guimarães.

Por meio do acordo de patrocínio, a Energi Simulation investe na UFPE, integrando academia e indústria. Na parceria renovada no dia 1º deste mês, o valor destinado à Universidade foi de 180 mil dólares canadenses por ano. Os recursos entram na Universidade por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE). O documento é válido por três anos.

“A parceria firmada com a entidade vem a fortalecer as questões relativas à internacionalização e também o protagonismo da UFPE no cenário internacional. É interessante marcar que, no último ano, a UFPE vem firmando cada vez mais parcerias, e essa renovação com assinatura recente aponta para isso”, pontuou o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz. “É o reconhecimento do trabalho do professor Leonardo [Guimarães], mas também o reconhecimento de um reposicionamento institucional da UFPE”, completou.

A Cátedra Industrial de Pesquisa em Modelagem de Reservatórios e Otimização Robusta teve início, há 11 anos, por indicação da UFPE à Energi Simulation pela Petrobras, com a qual a Universidade mantém diversas parcerias. De lá para cá, o trabalho conjunto com a fundação canadense já apoiou 87 alunos de pós-graduação com bolsas e auxílios a pesquisas sobre simulação numérica de reservatórios de petróleo. Soluções concretas em áreas afins também têm sido desenvolvidas pela equipe.

Mais informações
Professor Leonardo José do Nascimento Guimarães

leonardo.guimaraes@ufpe.br

Data da última modificação: 27/11/2020, 11:33

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização