Notícias Notícias

Voltar

UFPE conquista 3º e 4º lugares na prova de projetos do VII Desafio Universitário de Nautidesign (Duna)

O evento foi realizado de 28 a 31 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Foto: Divulgação

Equipe concorreu com os rebocadores Maria Bonita e Lampião

A UFPE, através da equipe Navícula Boat Design, conquistou o 3º lugar na Prova de Projetos do VII Desafio Universitário de Nautidesign (Duna), com o rebocador “Maria Bonita” (inscrito como Lampião A). Adicionalmente, o projeto do rebocador Lampião (campeão do Duna 2014 e inscrito como Lampião B) ficou no 4o lugar também na categoria de projetos.

O aluno de Engenharia Naval José Artur Bezerra Nunes, capitão do rebocador “Maria Bonita”, teve a ideia inovadora de construir o casco deste rebocador por meio de impressão 3D de plástico do tipo ABS. Como as dimensões do casco (1,0m x 0,325m x 0,20m) são maiores que a capacidade da impressora utilizada (0,22m x 0,22m x 0,24m), José Artur teve que fatiar o casco em diversas partes num software CAD e configurar a impressora 3D para imprimir cada parte individualmente, posteriormente unidas e reforçadas com fibra de vidro.

Os rebocadores contaram também com um sistema eletrônico de controle formado por placas de circuito impresso (manufaturadas pela equipe) impermeabilizadas e um sistema de telemetria desenvolvido pelos alunos de Eletrônica e Automação João Vitor Cruz de Alcântara Barros, Paulo de Oliveira Guedes, Jonatas Vicente da Silva e Pedro Mendes da Silva Júnior.

O evento foi realizado de 28 a 31 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus Joinville, e participaram 27 equipes de diversas universidades do Brasil e uma de Peru. A UFPE também ficou com o 4º e 5º lugar na prova de corrida (Lampião B e A) e com o 5º lugar na prova de manobrabilidade (Lampião B). Na colocação geral, o rebocador Lampião A ficou dentro do top 10 (9o lugar) e o Lampião B, no 14o lugar.

A equipe da UFPE foi composta por 13 alunos, do 3º ao 10º período, dos cursos de Engenharia Naval, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e de Publicidade e Propaganda. A interdisciplinaridade da equipe foi fundamental para que o desempenho dos rebocadores da UFPE durante as provas fosse exemplar, não falhando por problemas mecânicos e/ou eletrônicos.

O professor César Augusto Salhua Moreno, do curso de Engenharia Naval, ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica, orientou o grupo durante o projeto, construção e no evento. A equipe contou com o apoio das empresas pernambucanas Atymar, estaleiro de lanchas, e Aster Marine Support, empresa de reparação de navios e instalações de maquinas marítimas.

O Duna foi criado pelo curso de Engenharia Naval da UFSC/Campus Joinville no ano de 2013. Neste desafio, os universitários projetam e constroem embarcações do tipo rebocador em escala reduzida. Estas são testadas por meio de uma série de provas, para avaliar a qualidade do projeto e da construção. 

NAVÍCULA – O projeto de extensão Navícula Boat Design é responsável pelo projeto e construção de embarcações de alto desempenho e rebocadores em escala reduzida. Representa a UFPE em competições nacionais e internacionais de Engenharia Naval e Oceânica. O Navícula tem orientação dos professores César Salhua e Miguel Celis Carbajal, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica, do curso de Engenharia Naval, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, do Campus Recife.

Um dos objetivos da Navícula é fornecer aos alunos participantes a experiência de um ambiente de trabalho o mais parecido com a realidade. Neste ambiente, eles vão precisar trabalhar em equipe para atingir metas mediante a interação com alunos de diferentes áreas, resolução de problemas de engenharia no projeto, construção e testes. Planejar as atividades e insumos a serem adquiridos considerando um orçamento e data de entrega definidos e procura de empresas afins aos objetivos da Navícula para parcerias.

Outras fotos do evento estão disponíveis nas redes sociais.
Instagram @naviculaufpe
Facebook Navícula Boat Design

Mais informações
naviculamidia@gmail.com
cesar.salhua@ufpe.br

Data da última modificação: 01/10/2019, 16:41

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização