Notícias Notícias

Voltar

Tese de professor aposentado da UFPE é a mais baixada na área de Engenharia de Construção Civil e Urbana na USP

Defendido em 2007, o trabalho de José Orlando Vieira Filho inspirou a mudança de uma norma da ABNT

A tese de doutorado do professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Orlando Vieira Filho é a mais baixada na Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo (USP) na área de Engenharia de Construção Civil e Urbana, com mais de 31 mil downloads. Defendido em 2007, o trabalho inspirou a mudança, em 2015, da norma 7680 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que aborda a extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto.

De acordo com Vieira Filho, a grande contribuição da tese foi mostrar que era possível retirar testemunhos de concreto de tamanho menor – até 2015, a norma era extrair cilindros de 15 x 30 cm (diâmetro x altura) e de 10 x 20 cm, o que causava estrago nas peças analisadas. De forma pioneira, o trabalho mostrou que era possível retirar testemunhos menores – de 7,5 x 15 cm e de 5 x 10 cm, medidas indicadas na norma vigente hoje, ou até mesmo de 2,5 x 5 cm, que o pesquisador acredita que deve ser também usada em breve.

Os testemunhos são retirados, por exemplo, para avaliar a resistência do concreto em estruturas danificadas ou mesmo para a ampliação de uma estrutura já existente. “A retirada de amostras menores acarreta menos danos, além de ser mais rápida e mais barata”, explica o professor. As amostras de tamanho menor são muito usadas atualmente para pilares, vigas e lajes de edifícios, pois o corte menor consegue não destruir a ferragem e permite o aumento do número de amostragens para análise.

Intitulada “Avaliação da resistência à compressão do concreto através de testemunhos extraídos: contribuição à estimativa do coeficiente de correção devido aos efeitos do broqueamento”, a tese foi orientada pelo professor Paulo Roberto do Lago Helene. A pesquisa de campo foi realizada no Recife e a defesa aconteceu em São Paulo. O professor se aposentou na UFPE em 2011 e hoje é professor da UPE. “José Orlando foi professor de várias gerações na UFPE”, destaca o vice-reitor Moacyr Araújo, que foi seu aluno.

Data da última modificação: 29/06/2020, 17:18

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização