Notícias Notícias

Voltar

Solenidade de comemoração dos 50 anos do Departamento de Energia Nuclear aconteceu na sexta-feira (14)

Houve também palestra com o professor Carlos Mariz, sobre "A Importância da Energia Nuclear para o Nordeste"

Aconteceu na manhã de sexta-feira (14), no Auditório Professor Carlos Borghi, a solenidade de abertura de comemoração dos 50 anos do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE. Na ocasião, estavam presentes o reitor Anísio Brasileiro; o vice-diretor em exercício do Centro de Tecnologia e Geociências, José Araújo; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPE, Thiago Galvão; os professores do Departamento de Energia Nuclear Antônio Antonino, Carlos Mariz e Claudenice do Espírito Santo; o ex-aluno do Departamento e professor da UPE Williams Soares, servidores e alunos.

Fotos: Passarinho

Na solenidade, houve homenagem a personalidades importantes para o setor

“A UFPE expressa honra em homenagem aos 50 anos do Departamento de Energia Nuclear, que tem a energia nuclear como foco central e é essencial para a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, disse,na solenidade, o reitor, que acrescentou: “Continuar inovando, integrando e internacionalizando o conhecimento é o maior objetivo do departamento”. Logo após, houve homenagem a personalidades importantes para o setor e uma palestra com o professor Carlos Mariz, sobre “A Importância da Energia Nuclear para o Nordeste”.


Professores, funcionários e alunos prestigiaram a comemoração

HISTÓRIA – As ações efetivas para a construção do prédio que hoje abriga o DEN se iniciaram no começo da década de 60 com o lançamento da pedra fundamental no terreno, doado pelo Ministério da Agricultura, período em que Pernambuco já começava a se movimentar para trazer tecnologia de ponta para o Estado. Um grupo de trabalho foi criado para estudar a viabilidade de aquisição, instalação e funcionamento de um reator de pesquisas no campus universitário. Em 1964, começou a construção do Centro Nuclear no campus da UFPE, abrigando o Reator Subcrítico, iniciando-se assim, as atividades nucleares nas Regiões Norte e Nordeste do país. Este centro foi transformado, durante a reforma da Universidade, em 1968, no Departamento de Energia Nuclear, nome que mantém até hoje.

O DEN tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas, bem como a formação de pessoal qualificado para atuar nas áreas que utilizam radiações ionizantes. As atividades de pesquisa são desenvolvidas nas áreas de Dosimetria e Instrumentação Nuclear, Fontes Alternativas de Energia, Engenharia de Reatores, Aplicações de Radioisótopos e Radioquímica. As pesquisas são produzidas em cooperação com instituições nacionais e internacionais de reconhecida competência e com apoio financeiro dos principais órgãos de fomento do país e do exterior.

Mais informações
Secretaria do Departamento de Energia Nuclear - DEN
(81) 2126.8251

Data da última modificação: 17/12/2018, 16:46

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização