Notícias Notícias

Voltar

Shopping Paço Alfândega recebe 5ª Mineral and Rock Fest de Pernambuco

Festival acontece de 25 a 28 deste mês, no Recife Antigo, das 9h às 17h, e a entrada é franca

Minerais raros como a turmalina Paraíba (a mais valiosa gema do mercado), terremotos em Pernambuco, riscos de deslizamento de morros, aulas diárias sobre as propriedades especiais do mundo mineral (cor, aroma, sabor, radioatividade, fluorescência), o pré-sal, o Polo Gesseiro e a erosão marinha são algumas das atrações da 5ª Mineral and Rock Fest de Pernambuco. O festival acontece de 25 a 28 deste mês, no Shopping Paço Alfândega, no Recife Antigo, das 9h às 17h. A entrada é franca.

Alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – orientados por professores das áreas da Mineralogia, Paleontologia, Rochas Ornamentais, Geologia do Petróleo, Geofísica, Geologia Marinha e Geoturismo – mostrarão aos visitantes as propriedades especiais de minerais e rochas, assim como as características de fósseis em exposição, divulgando não apenas o acervo da UFPE, mas também de colecionadores, garimpeiros, joalheiros e lapidários que lidam com peças para estudo, joias e bijuterias feitas com minerais.

Durante os quatro dias do festival, a riqueza e a diversidade mineral do Nordeste brasileiro – como a gipsita do Polo Gesseiro pernambucano, uma das maiores reservas do Brasil, e os minerais industriais e suas aplicações (dos componentes de motores de aviões a jato até às ligas metálicas para piercings) – estarão conquistando o público no piso inferior do Paço Alfândega. As professoras Lucila Borges (Departamento de Geologia) e Risale Neves (Departamento de Arquitetura e Urbanismo) são as organizadoras da exposição.

As atividades incluem também sorteio de brindes, brincadeiras para as crianças (roda da fortuna, pintando no gesso, quebra-cabeça, jogo da memória), música (desfile de uma banda de fanfarra), cultura científica (passeio pela tabela periódica) e prêmios para as pessoas que tiverem nome de minerais como nome de batismo. Neste caso, basta comparecer e apresentar a carteira de identidade. É possível agendar visitas escolares guiadas.

Mais informações
5ª Mineral and Rock Fest de Pernambuco
(81) 2126.7930

ester@ufpe.br 

Data da última modificação: 15/10/2018, 12:45

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização