Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão da UFPE conquista o 2º lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI

Equipe Deméter participou com minissatélite para captar imagens da superfície terrestre para auxiliar em pesquisa sobre desertificação no Nordeste

O projeto de extensão Asa Branca Aerospace, da UFPE, conquistou o 2° lugar na etapa regional Norte/Nordeste da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT). A conquista aconteceu no dia 2 deste mês, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. A equipe Deméter, do Asa Branca, participou do evento com seu cubesat, um minissatélite que tem como objetivo captar imagens da superfície terrestre para auxiliar na pesquisa do processo de desertificação no Nordeste. A equipe é orientada pelo professor Gilson Jerônimo da Silva Jr, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, e é composta pelos alunos João Henrique de Andrade Dias Silva, Rosineide da Silva Barros e Diogo Guedes Alcoforado de Moraes, do curso de Engenharia Eletrônica, e Antonio Eduardo Nery de Souza, do curso de Engenharia da Computação (CIn).

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é um evento criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que promove atividades teóricas e práticas de projetos de satélite de pequeno porte, com o objetivo de difundir a cultura aeroespacial entre os participantes. O evento recebe projetos de estudantes do ensino básico, técnico e superior em âmbito nacional. 

O Asa Branca teve duas equipes aprovadas na primeira e segunda fase da OBSAT, incluindo a Deméter. Nesta 3ª fase, em Natal (RN), a equipe Deméter recebeu o título de vice-campeã regional ao mostrar excelência nas categorias de inspeção técnica, entrevista e pitch, além de passar em testes de comunicação, de vibração e de temperatura.

PROJETO – O Asa Branca Aerospace, coordenado pelo professor Hermano Cabral, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), é um projeto de extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), que nasceu em 2018 em uma parceria entre os Departamentos de Eletrônica e Sistemas e o de Engenharia Mecânica, ambos do CTG. Ele visa a promover a ampliação do setor aeroespacial no Nordeste brasileiro e a democratização do conhecimento científico para o público geral. Atualmente, o Asa Branca Aerospace colabora com diversas áreas presentes no Campus Recife da UFPE, como Comunicação Social, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde, além, é claro, das Engenharias. 

Em anos anteriores, o Asa Branca já havia conquistado o 2° lugar geral na competição internacional do CubeDesign Virtual 2020, disputando com equipes de diversas universidades brasileiras e da América Latina; e outro 2º lugar na categoria DataScience da CubeDesign Virtual 2021. Além disso, a equipe de Direito do Asa Branca publicou um artigo sobre o Tratado de Cooperação Espacial entre Brasil e Ucrânia na Revista “Direito.UnB”.

O Asa Branca Aerospace tem um projeto-irmão no Departamento de Engenharia Mecânica, o MiniFoguetes UFPE, coordenado pelo professor Marcus Costa de Araújo, voltado para a construção de foguetes, que obteve aprovação no anúncio de oportunidade da Funcate/AEB referente à construção de uma bancada de teste estático para motores e propelente sólidos.

Mais informações
Professor Hermano Cabral

hermano.cabral@ufpe.br

Data da última modificação: 12/09/2022, 16:32

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização