Notícias Notícias

Voltar

Projeto Aprendizagem Nunca Para oferece capacitação virtual a professores da educação básica pública

A coordenação local do projeto é da professora Cristine Gusmão, do Departamento de Engenharia Biomédica

Sob a coordenação local da professora do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE Cristine Gusmão, o projeto Aprendizagem Nunca Para disponibiliza conteúdos virtuais em forma de debates e painéis, a fim de subsidiar o aperfeiçoamento dos professores da educação básica pública, considerando-se a impossibilidade de atividades presenciais neste momento de isolamento social. Com temas relacionados a qualidade dos materiais, motivação pessoal e dos alunos, curadoria digital, populações em vulnerabilidade, equidade, inclusão digital, entre outros, os conteúdos já podem ser consultados no portal do projeto, mantido pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Segundo a coordenadora, “as lives são abertas e divulgadas nacionalmente, possibilitando o amplo acesso ao material que, inclusive, fica disponível no canal do YouTube, e o segundo ciclo dos debates finalizará no dia 3 de julho, além de todo o material ser posteriormente utilizado para desenvolvimento de formação autoinstrucional, como recurso educacional aberto”. 

A professora Cristine explica ainda que “com o distanciamento físico e a utilização da mediação tecnológica para a aprendizagem remota, questões socioemocionais surgem com mais vigor, daí o projeto permitir um contato direto com temáticas de interesse no cenário nacional, principalmente nas questões que cercam a educação básica”.

O conteúdo do material virtual é produzido por especialistas nos diversos temas relacionados à formação de docentes e conta com a parceria de instituições como a UniRede, Abed, UnB, IFHT-UERJ, SEEDUC-RJ, FGV.

Na UFPE, o Aprendizagem Nunca Para é credenciado como atividade de extensão e consiste em uma das ações da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital da Universidade (Spread), contando, ainda com a atuação das professoras Patrícia Smith (CE) e Cacilda Andrade (CCSA).
 

Data da última modificação: 10/06/2020, 16:10

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização