Notícias Notícias

Voltar

Olimpíada Brasileira de Robótica - Pernambuco realiza prova teórica na UFPE

A etapa teórica terá a participação de 30 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico das redes pública e particular

A Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR – (Etapa Regional/Estadual – Pernambuco) está sendo organizada, este ano, pela equipe Maracatronics, projeto de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, liderado pelo professor João Paulo Cerquinho Cajueiro. A prova teórica será realizada, amanhã (25), das 14h às 18h, no Niate CCB-CCS, no Campus Recife da UFPE. Em setembro, haverá a prova prática, na Arena de Pernambuco. Este ano, a OBR-PE tem apoio da UFPE, da Prefeitura do Recife e do Cesar.

A etapa teórica terá a participação de 30 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico das redes pública e particular já classificados para a segunda fase da olimpíada. A prova será objetiva e abordará conhecimentos específicos de robótica, como programação de robôs e problemáticas da área.

Já a etapa prática acontecerá, nos dias 1º (das 8h às 17h), 2 (das 8h às 19h) e 3 (das 8h às 19h) de setembro, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Essa fase contará com a participação de 309 equipes de escolas pernambucanas públicas e particulares – o Estado tem, este ano, o terceiro maior número de equipes inscritas no Brasil, ficando atrás somente de São Paulo e da Paraíba. A missão dos grupos será programar previamente os seus robôs para que eles cumpram um percurso, montado numa miniarena, de forma totalmente autônoma. 

As equipes mais bem classificadas nos dois primeiros dias da competição prática (aproximadamente cem grupos) farão a prova do terceiro dia. As melhores equipes de Pernambuco passarão à Final Nacional, que será realizada, de 7 a 11 de novembro, em Curitiba (PR).

O professor João Paulo Cerquinho Cajueiro, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) do CTG/UFPE, é o coordenador da OBR-PE. O professor João Marcelo Xavier Natário Teixeira, do Departamento de Eletrônica de Sistemas do CTG/UFPE, também integra a equipe organizadora da OBR-PE e o projeto Macaratronics.

OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica tem como objetivos formar alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico capazes de estruturar e resolver problemas e de lidar com a tecnologia, especialmente a robótica. Além disso, o evento busca estimular o estudo, a persistência, o trabalho em equipe, a investigação e o aprendizado por meio da robótica. A OBR é gratuita e sem fins lucrativos. 

Em 2016, a OBR teve mais de 120 mil participantes de todos os estados do país. Foram mais de 3 mil equipes competindo na modalidade prática no Brasil.

Mais informações
Olimpíada Brasileira de Robótica – Pernambuco

coordobrpe@gmail.com

Data da última modificação: 21/02/2018, 16:57

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização